
A Polícia Civil (PC), por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Xanxerê, com apoio das unidades policiais da 16ª Delegacia Regional de Polícia Civil e do Núcleo de Operações com Cães, deflagrou na tarde desta terça-feira (23), uma operação para cumprir três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva contra suspeitos de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A investigação começou em março deste ano, após uma mulher registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, denunciando que os suspeitos haviam ameaçado seu filho com uma arma de fogo. Com base nas provas colhidas, a PC solicitou buscas nos imóveis dos suspeitos, onde foram encontradas drogas e aparelhos celulares. Um dos suspeitos alegou ser apenas usuário de drogas.
Após a decisão judicial que autorizou a quebra de sigilo telemático (acesso ao conteúdo de mensagens de aplicativos tais como WhatsApp, Facebook ou mensagens eletrônicas de e-mails e de SMS) e de dados, foram extraídos elementos que confirmaram o envolvimento dos suspeitos no tráfico de drogas e na associação para o tráfico. Com essas evidências, a PC representou pela prisão preventiva dos investigados e por novas buscas nas residências dos suspeitos, medidas que foram prontamente deferidas pelo Poder Judiciário.
De posse da decisão judicial, os Policiais Civis cumpriram os mandados de prisão nos bairros Vila União e Santa Cruz, localizando e prendendo os suspeitos. Durante a operação, foram apreendidos drogas, balanças de precisão, aparelhos celulares, sementes de maconha e materiais para embalar drogas. Dois dos três suspeitos foram presos em flagrante, além do cumprimento dos mandados de prisão preventiva.
Após serem interrogados, os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional de Xanxerê, onde permanecerão à disposição da Justiça.