Após uma semana da enchente, os primeiros caminhões de ração chegando em Marques de Souza. Os veículos são de Nova Bassano e Marau.
Para os integrados de Linha Atalho e Linha Orlando receberem os mantimentos, os caminhões vão até Progresso, passam pelas comunidades de Batovira e Xaxim, além de transitarem por Rui Barbosa, e Canudos do Vale. “É importante que não se tenha fluxo de veículos leves atrapalhando. Se virem carro de ração por favor pedimos para desobstruir o trânsito”, salienta Diovani Ferreira, técnico da Emater-Ascar/RS em Marques de Souza.
Ele cita que a Emater e Secretaria de Agricultura, junto com as granjas, integradoras e cooperativas estão empenhadas em buscar ração por rotas alternativas. “Temos vários acessos precários ainda, pedimos paciência e o apoio da população.”
Sobre perdas pela enchente, Ferreira cita que alguns perderam pela água, não por desabastecimento. “Produtores rurais racionaram o consumo de ração para que o fornecimento se estendesse o máximo de tempo possível”.
Ele cita o exemplo de produtores que inovaram, tirando leite de vacas para alimentar os porcos.
Fonte: A Hora