Com o crescente aumento de pacientes com sintomas de dengue e COVID-19 buscando atendimento nos serviços de urgência e emergência do município, a equipe de gestão da Secretaria de Saúde de Chapecó, juntamente com a diretoria da UPA 24h, reuniu-se nesta terça-feira (26) para elaborar um plano de ação visando melhorar o atendimento à população.
Segundo o Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, uma das estratégias adotadas para enfrentar essa demanda foi a implantação do Ambulatório anexo ao Centro de Saúde SAIC, desde o dia 6 de março, que agora passará a funcionar das 8h às 22h a partir do dia 1º de abril, próxima segunda-feira. Além disso, os Centros de Saúde da Família Santo Antônio e São Pedro funcionarão até às 20h exclusivamente neste dia, para atendimento de pacientes sintomáticos dessas áreas.
Danielli ressaltou a dificuldade em adquirir testes rápidos para dengue em nível estadual e nacional devido ao atual cenário epidemiológico. Ele destacou que o teste rápido para dengue é realizado de acordo com os dias de sintomas, não sendo a primeira escolha para o diagnóstico da doença. A depender do período de evolução da doença e da classificação do quadro clínico, o profissional poderá solicitar exames complementares.
A Secretaria de Saúde orienta a população a buscar também as unidades básicas de saúde, que contam com equipes de estratégia de saúde da família preparadas para esse atendimento. Todas essas medidas têm como objetivo garantir o acesso da população aos serviços de saúde em meio ao atual cenário epidemiológico.