domingo, dezembro 15, 2024
InícioESPORTEÉ decisão! Brasil e EUA disputam final da primeira edição da Copa...

É decisão! Brasil e EUA disputam final da primeira edição da Copa Ouro feminina

Brasil entra em campo às 21h15 contra os Estados Unidos; Arthur Elias busca seu primeiro título pela Amarelinha

Foto: Leandro Lopes/CBF

Por Agência Brasil e CBF

O Brasil enfrenta os Estados Unidos, a partir das 21h15 (horário de Brasília) deste domingo (10) no Snapdragon Stadium, em San Diego (Estados Unidos), pela decisão da primeira edição da Copa Ouro de futebol feminino. O título pode coroar a campanha perfeita da equipe comandada por Arthur Elias, que busca seu primeiro troféu como treinador da Amarelinha.

Para a seleção brasileira esta final é um grande desafio, isto porque as norte-americanas têm uma ampla vantagem na história dos confrontos: em 30 jogos há 23 vitórias dos EUA, 4 empates e 3 triunfos brasileiros. O último enfrentamento entre as equipes foi no ano passado, durante a Copa She Believes. Naquela oportunidade a equipe da terra do Tio Sam venceu por 2 a 1.

- Continua após o anúncio -

Na Copa Ouro o Brasil faz uma campanha perfeita até aqui, com cinco vitórias: Porto Rico, Colômbia e Panamá na fase de grupos, a Argentina nas quartas de final e o México nas semifinais.

Seleção renovada

Maior vencedora de Copas do Mundo (com quatro títulos), a seleção norte-americana é uma das forças do futebol feminino na atualidade. Porém, a equipe passa por um momento de renovação. Apesar de contar na Copa Ouro com a experiente Alex Morgan, que já marcou duas vezes na competição, os Estados Unidos também têm como destaques as jovens atacantes Trinity Rodman, Sophia Smith e Jaedyn Shaw.

Os Estados Unidos chegam à decisão com uma campanha pior que a do Brasil. As norte-americanas estrearam com uma goleada de 5 a 0 sobre a República Dominicana. Depois bateram a Argentina por 4 a 0. Porém, diante do México, perderam de 2 a 0. Nas quartas de final as donas da casa venceram a Colômbia por 3 a 0 e depois superaram o Canadá na disputa de pênaltis para alcançarem a final da Copa Ouro.

Arthur Elias projeta final da Copa Ouro

A Seleção Brasileira está prestes a disputar a grande final da Copa Ouro. Assumindo o comando da equipe em setembro de 2023, esta é a primeira competição oficial em que o técnico Arthur Elias está à frente da Amarelinha. Em uma entrevista coletiva realizada no sábado (9), o treinador mostrou otimismo em relação ao último desafio da competição, onde o Brasil enfrentará os Estados Unidos.

“Estou muito satisfeito de ter chegado até aqui, da equipe ter evoluído e, especialmente, ter essa oportunidade de jogar contra a equipe dos Estados Unidos, dentro da casa delas, com o estádio cheio. Será muito bom para o futebol feminino e esperamos fazer um bom e grande jogo. A equipe está muito bem preparada e a nossa mentalidade, o nosso objetivo, é sair daqui campeão”, afirmou o técnico da Seleção.

“O primeiro objetivo nosso aqui é a nossa preparação para os Jogos Olímpicos, mas o merecimento que tivemos para chegar na final nos faz agora ter as duas coisas juntas. Vejo que a equipe melhorou muito. Se a gente jogar para vencer durante todo o momento da partida e ter essa mentalidade, vai aumentar a chance de sairmos campeões. A Copa Ouro também é uma preparação super específica e importante para o que encontraremos nos Jogos Olímpicos”, acrescentou o treinador. 

Arthur Elias na final da Copa Ouro – Foto: Leandro Lopes/CBF

Com o confronto agendado para este domingo (10), às 21h15 (horário de Brasília), Arthur comentou sobre a preparação física e mental das jogadoras para a última partida.

“Temos trocado muita informação também para que elas estejam muito confiantes a fazer qualquer tipo de proposta, de sistema de jogo e de plano de jogo, mas mantendo essas características de conceito principais que a gente tem. Entendo que o futebol é uma sequência de ações muito rápidas a todo momento, são comportamentos que precisam estar muito bem consolidados, não só mentalmente, mas praticados no dia a dia de treino e nisso a gente evoluiu bastante”, disse o treinador.

O Brasil garantiu seu lugar na final da Copa Ouro ao vencer todos os cinco jogos disputados. Na fase de grupos, a equipe conquistou três vitórias. Venceu Porto Rico por 1 a 0 na estreia. Em seguida, superou a Colômbia pelo mesmo placar. No final, derrotou por 5 a 0 o Panamá. Nas quartas de final, enfrentou a Argentina e saiu vitorioso com um placar de 5 a 1. Nas semifinais, carimbou seu passaporte para a final ao vencer o México por 3 a 0.

Copa Ouro

A edição inaugural da Copa Ouro feminina, competição organizada pela Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), conta com a participação de quatro equipes convidadas da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol): Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai. Estas seleções foram as semifinalistas da última edição da Copa América Feminina.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp