![](https://files.clicrdc.com.br/wp-content/uploads/2024/02/GEc4HS1W4AEulHc-1-1024x768.jpg)
A Chapecoense irá encarar uma decisão no Campeonato Catarinense 2024, neste sábado (02). No estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, o Verdão enfrenta o Tigre, na última rodada da primeira fase do estadual. Em jogo para o clube de Chapecó está a classificação para as quartas de final da competição, ou na pior das hipóteses, um rebaixamento para a Série B do Estadual. O jogo está marcado para às 16h30 e as rádios do Grupo Condá de Comunicação irão transmitir o confronto.
Confira: Classificação, rebaixamento ou ‘limbo’: Confira os cenários para a Chapecoense no Catarinense
Criciúma
Líder e já classificado, o Criciúma disparou na liderança do Estadual e só espera o fim da primeira fase, para saber o seu adversário nas quartas de final. Com uma campanha de 10 jogos, com sete vitórias, duas derrotas e um empate, o Tigre está dois pontos à frente do vice-colocado Marcílio Dias.
Na última semana, o Criciúma dividiu suas atenções entre Campeonato Estadual e Copa do Brasil. O Tigre é um dos representantes de Santa Catarina na competição nacional. Na última quarta-feira (28), na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), o Criciúma empatou em 0 a 0 com o Operário Ceov e se classificou para a segunda fase do torneio.
Já classificado, o Criciúma deve ter algumas alterações no time. O técnico Cláudio Tencati deve poupar atletas que estão com desgate fisíco, ou correm o risco de ficarem suspensos para as quartas de final do Estadual.
Provável time: Alisson; Candelo, Erick Garcia, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto, Claudinho, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Adriano e Felipe Vizeu. Técnico: Cláudio Tencati.
![](https://files.clicrdc.com.br/wp-content/uploads/2024/03/GHne7nEXIAAPWGI-1024x686.jpg)
Chapecoense
A partida deste sábado é uma decisão para a Chapecoense. Em jogo, o futuro do time no campeonato estadual em 2024 e por que não o de 2025. Atualmente o Verdão ocupa a nona colocação, com 11 pontos (três vitórias, dois empates e cinco derrotas). Para se classificar, o clube de Chapecó entra em campo com a necessidade de vencer e torcer por resultados paralelos. No pior dos cenários, a Chape pode ser rebaixada para a Série B do estadual.
Para a classificação
Para se classificar às quartas de final da competição, o Verdão conta com dois resultados: a vitória e o empate.
Em caso de um triunfo contra o Criciúma, fora de casa, o Verdão torce pela derrota de ao menos um desses quatro times (Joinville, Brusque, Hercílio Luz e Barra).
‘Caso Joinville’
O JEC é o time mais próximo da Chape na competição. O clube do norte ocupa a oitava colocação, com 12 pontos, um ponto à frente do Verdão. Uma vitória da Chapecoense, somado a um tropeço (derrota ou empate) do Joinville contra o Nação Esportes, classifica o time de Chapecó.
Neste caso, até um empate pode classificar a Chape. Caso o jogo contra o Criciúma acabe sem um vencedor, o Verdão torce para a derrota do JEC contra o Nação. Se isso acontecer, os dois clubes empatariam em pontos (12 pontos), mas a Chape teria um maior número de vitórias (primeiro critério de desempate), três contra duas do JEC e se classificaria às quartas de final.
‘Caso Brusque, Hercílio Luz’
Em relação ao Brusque e Hercílio Luz, a situação da Chape é a mesma. Os dois clubes estão três pontos à frente da equipe de Chapecó. Em caso de vitória do Verdão e derrota de um deles, a Chape empataria em pontos, mas ultrapassaria os rivais, pelo maior número de vitórias (quatro da Chape contra três dos rivais). Na última rodada, o Brusque recebe o já classificado Marcílio Dias, enquanto o Hercílio Luz joga fora de casa contra o Barra.
‘Caso Barra’
Se a Chape depender da derrota do Barra para se classificar, precisará também tirar a diferença de saldo de gols. Atualmente, o Pescador já possui quatro vitórias na competição, número que o Verdão só poderá empatar. O segundo critério é o ‘Saldo de Gols’. Atualmente o Barra possui um saldo de cinco gols positivos, já a Chape, saldo de um gol negativo.
Rebaixamento
Uma vitória ou empate contra o Criciúma, garante a Chape na elite do Campeonato Catarinense em 2025. Para o Verdão ser rebaixado, o Inter de Lages, primeiro time dentro da zona de rebaixamento, precisará tirar três gols de saldo, em relação a Chape (atualmente o saldo do Verdão é -1 e o saldo do Leão Baio é -4).
Neste confronto será usado o critério de saldo de gols, já que um triunfo do Inter de Lages contra o Figueirense fora de casa aumentaria para três o número de vitórias de Leão Baio, mesmo número que a Chape possui atualmente.
Se o cenário acima acontecer, a Chape ainda terá mais uma chance de se salvar do rebaixamento. Para isso, o Verdão terá que torcer para uma derrota do Concórdia (10º colocado) contra o Avaí. Atualmente o Galo possui a mesma pontuação (11 pontos) e o mesmo número de vitórias da Chapecoense (três vitórias), porém, um saldo de gols pior (-7 do Concórdia, contra -1 da Chapecoense).
‘Limbo’
Caso a Chapecoense evite o rebaixamento, mas não consiga se classificar para as quartas de final, o time fica no ‘limbo’, entre o nono e o décimo colocado, e assim irá encerrar a participação no Estadual de 2024.
Para o jogo contra o Criciúma, o técnico Umberto Louzer deve fazer uma alteração no trio ofensivo. O atacante Perotti deve sair do time titular. Osman JR fará o ataque do clube ao lado de Marcinho e Maílton. Sem desfalques por lesão ou suspensão, essa é a única alteração que o Verdão.
Provável time: Gabriel Gasparotto; Marcelinho, Eduardo Doma, Bruno Leonardo e Mancha; Auremir, Foguinho e Thomás Bedinelli; Maílton, Marcinho e Osman JR. Técnico: Umberto Louzer.
![](https://files.clicrdc.com.br/wp-content/uploads/2024/03/GHmHRncWMAAC-Hm-1024x683.jpg)
Jogos da última rodada do Campeonato Catarinense
Todos os jogos da última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense acontecem às 16h30, do próximo sábado (02).
Estádio Orlando Scarpelli – Florianópolis
Figueirense x Inter de Lages
Estádio Heriberto Hülse – Criciúma
Criciúma x Chapecoense
Arena Joinville – Joinville
Nação Esportes x Joinville
Estádio das Nações – Balneário Camboriú
Brusque x Marcílio Dias
Estádio Domingo Lima Machado – Concórdia
Concórdia x Avaí
Estádio Gigantão das Avenidas – Itajaí
Barra x Hercílio Luz