terça-feira, novembro 26, 2024
InícioSAÚDELaboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina ultrapassa 980 mil exames...

Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina ultrapassa 980 mil exames realizados em 2023

Foto: Ricardo Trida / SECOM

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina desempenha um papel crucial na vigilância em saúde do estado, destacando-se por realizar uma variedade de exames que contribuem para o diagnóstico e monitoramento de diversas doenças. Em 2023, o Lacen ampliou ainda mais sua atuação, ultrapassando a marca de 980 mil exames realizados, abrangendo testes para detecção de dengue, Covid-19, influenza, além de análises de qualidade da água com verificação de vírus e bactérias, entre outros.

Além de sua sede em Florianópolis, há laboratórios descentralizados em São Miguel do Oeste, Chapecó, Joinville, Criciúma, Lages, Blumenau e Joaçaba. Dos exames realizados no último ano, mais de 200 mil envolviam doenças respiratórias, e outros 130 mil foram para identificação do vírus da dengue.

Na divisão de meio ambiente, destacaram-se as análises voltadas para o monitoramento da qualidade da água para consumo nos 295 municípios catarinenses, água utilizada em hemodiálise, água de abastecimento em hospitais e para o distrito especial indígena. Nos primeiros meses de 2023, o Lacen trabalhou diretamente em parceria com o Instituto de Meio Ambiente (IMA) para a detecção dos possíveis causadores das doenças diarréicas, realizando mais de 2 mil testes. Também foram iniciados os testes de resíduos de agrotóxicos em água mineral e gelo de consumo humano.

Outra ação de destaque do Lacen, por meio da Gerência de Biologia Médica, foi a ampliação do acesso aos testes para o diagnóstico de tuberculose em todas as unidades prisionais do Estado, permitindo resultados mais rápidos em um ambiente de grande transmissão da doença. No ano de 2023, foram realizados o diagnóstico e monitoramento de 14.852 casos de tuberculose.

- Continua após o anúncio -

“Como um Laboratório de referência estadual, os exames realizados no Lacen têm a função de fazer a vigilância laboratorial, fornecendo dados para atuação dos demais serviços de saúde”, explica a diretora do Laboratório, Marlei Debiasi.

O Lacen disponibiliza, ainda, em seu portal um sistema completo de acesso à informação. Entre os painéis disponibilizados, é possível acompanhar os casos de dengue, Covid-19 e demais vírus respiratórios, além de monkeypox. Os dados podem ser acessados aqui, na aba painéis BI Lacen/SC.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp