A juíza Janiara Maldaner Corbetta, 1ª vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses e presidente eleita para a gestão 2024-2027, recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina na tarde desta terça-feira (23).
Realizada no Tribunal de Justiça, a reverência foi proposta pela deputada Ana Paula da Silva e aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa. Paulinha, como a deputada é conhecida, era prefeita de Bombinhas no mesmo período em que a juíza atuou na comarca local. Na época, a magistrada julgou procedente a cobrança da taxa de preservação ambiental (TPA) de Bombinhas, com sentença mantida em todas as instâncias superiores.
Doutora em Direito, com foco em política pública ambiental, Janiara agradeceu a homenagem e fez questão de ressaltar a importância da Academia Judicial em sua formação. “O Tribunal investe no aprimoramento de seus magistrados para que possam fazer um trabalho ainda melhor em prol da sociedade, e este conhecimento foi essencial para que eu julgasse procedente a cobrança”, disse.
A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o presidente do TJSC, Altamiro de Oliveira, o ex-presidente João Henrique Blasi e o atual presidente da AMC, Marcelo Pizolati.
Juíza desde 2007, Janiara atuou nas comarcas da Capital, Ponte Serrada, Imbituba, Porto Belo e Biguaçu. Na AMC, foi a primeira diretora do Departamento da Mulher, integrou a Comissão de Assuntos Legislativos e foi secretária executiva da diretoria colegiada, além de 1ª vice-presidente na atual gestão.
Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina