A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anuncia um significativo avanço na oferta do tratamento emergencial para Acidente Vascular Cerebral (AVC) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. A habilitação estadual para a realização da Trombectomia Mecânica em casos agudos foi aprovada, abrindo caminho para a expansão do serviço em diversas regiões do estado.
No contexto do AVC, diagnóstico e tratamento rápidos são cruciais para minimizar os danos e melhorar as chances de recuperação. A trombectomia mecânica é um procedimento eficaz para desobstruir o fluxo sanguíneo cerebral, realizado por meio de cateteres. A intervenção é indicada quando os sintomas se manifestam dentro de uma janela crítica de 8 a 24 horas.
Atualmente, o procedimento está disponível pelo SUS nos Hospitais São José, em Joinville, e Celso Ramos, em Florianópolis. Com a recente conquista da SES, o tratamento será integrado ao Plano da Rede Estadual de Atenção em Alta Complexidade em Neurologia de Santa Catarina, promovendo uma reorganização de fluxos e serviços. Isso permitirá que novos hospitais do Estado se habilitem para realizar o procedimento.
“Estamos ampliando o número de serviços e possibilitando o acesso a novos tratamentos pelo SUS em outras regiões do Estado. Desta forma, seguindo a determinação do governador Jorginho Mello, estamos descentralizando os procedimentos e garantindo uma melhor assistência aos pacientes”, destaca a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
A habilitação estadual dos hospitais parceiros seguirá as regras estabelecidas na Deliberação CIB n° 756/2023, publicada na última quarta-feira, 03, na edição ordinária do Diário Oficial do Estado (DOE). O pagamento pelos serviços será calculado com base na produção apresentada nos sistemas de informação até a habilitação definitiva do Ministério da Saúde.