terça-feira, novembro 26, 2024
InícioGERALGoverno Federal lança aplicativo "Celular Seguro" para agilizar bloqueio em caso de...

Governo Federal lança aplicativo “Celular Seguro” para agilizar bloqueio em caso de roubo

Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso para a Anatel

Imagem: Divulgação

O governo federal anunciou o lançamento do aplicativo “Celular Seguro” nesta terça-feira (19), uma ferramenta que promete agilizar o bloqueio imediato de linhas telefônicas e aparelhos móveis em situações de roubo ou furto.

Para utilizar o aplicativo, os usuários precisarão cadastrar seus dados em uma página na internet a ser divulgada pelo governo federal. O processo de bloqueio será simplificado, permitindo que, em caso de roubo, a vítima acione o sistema por meio de um computador, resultando no aviso instantâneo para operadoras telefônicas, bancos e demais serviços, bloqueando imediatamente o acesso ao aparelho.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, destacou a importância da medida para reduzir as dores de cabeça e as perdas financeiras associadas a furtos e roubos. Ele anunciou que o aplicativo estará disponível nas lojas virtuais a partir de amanhã.

- Continua após o anúncio -

O desenvolvimento da plataforma é resultado de uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, os celulares roubados se tornarão “um pedaço de metal inútil” após o bloqueio.

“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, afirmou Cappelli.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp