segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioTEMPOVÍDEO: Chuvas intensas causam inundações 'bruscas' e deslizamentos de terra no Oeste...

VÍDEO: Chuvas intensas causam inundações ‘bruscas’ e deslizamentos de terra no Oeste de Santa Catarina

Bombeiros e Defesa Civil estão neste momento em atendimento em diversos bairros, entre eles, ocorrências de pessoas ilhadas; assista às imagens:

Foto: Divulgação/Prefeitura de Xanxerê

A forte chuva que atinge a região Oeste de Santa Catarina desde a madrugada deste domingo (10) já causa danos e alagamentos nos municípios da região. Em Xanxerê, uma das cidades mais atingidas, a Defesa Civil, Prefeitura Municipal e o Corpo de Bombeiros atendem a diversas ocorrências relacionadas às chuvas.

“Nesta manhã de domingo, devido a chuva intensa e concentrada em curto espaço de tempo, o município de Xanxerê sofreu inundação brusca nos bairros Centro, Dos Esportes, Santa Cruz e outros pontos em levantamento. As Equipes do CBMSC estão em atendimento de ocorrências de pessoas ilhadas. As equipes da Defesa Civil estão no atendimento de ocorrência de deslizamento em uma residência e avaliação de risco em pontos de deslizamento no bairro Santa Cruz. O monitoramento da Defesa Civil de SC registrou o acumulado de 59mm em menos de 1 hora, chuva essa concentrada que ocasiona a inundação brusca. Às 05:20 foi emitido alerta para o risco de alagamentos nas próximas 03 horas para a região”, detalhou a Defesa Civil.

Chuvas intensas causam alagamentos e deslizamentos de terra em Xanxerê

Mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 12 horas, dos quais 60mm em menos de uma hora, causaram alagamentos na região central de Xanxerê, bem como deslizamentos de terra e muita destruição em diversos bairros da cidade e também no interior.

- Continua após o anúncio -

“As equipes da Prefeitura de Xanxerê estão trabalhando desde o momento em que as fortes chuvas começaram a cair para auxiliar as famílias que ficaram ilhadas e que tiveram suas casas alagadas. Os Bombeiros de Xanxerê trabalham com um barco para fazer a retirada das famílias que ficaram ilhadas. A Defesa Civil está verificando in loco a situação em toda cidade e pede para que as pessoas que precisam de auxílio mandem uma mensagem para o whatsapp (49) 99180-4710, pois em razão da alta demanda, não está sendo possível atender a todos no mesmo momento. As famílias que necessitam de lona podem se deslocar até o 14º Batalhão de Bombeiros Militar para fazer a retirada”, relatou a prefeitura de Xanxerê.

O ClicRDC recebeu imagens que mostram a situação do município neste momento. O vídeo abaixo, foi gravado na rua Olavo Bilac, no Centro de Xanxerê, assista:

Vídeo: Beto Bendito

ALERTA: Defesa Civil eleva o risco para temporais na região Oeste de Santa Catarina 

Na manhã do último sábado (09), a Defesa Civil havia elevado para ‘Alto’, o risco de temporais na região Oeste de Santa Catarina. Conforme o órgão estadual, o processo de formação de uma região de baixa pressão deixa o tempo instável no Estado, em especial na região entre o Grande Oeste e os planaltos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp