Nesta quarta-feira (06), o ClicRDC conversou com Lilian Galão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Chapecó (SC). Na última semana, a Secretaria de Saúde confirmou mais um caso de raiva em morcego na cidade. O animal infectado foi encontrado na região do bairro Maria Goretti, próximo à AABB.
Conforme Lilian Galão, o protocolo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, indica que após a identificação desse vírus em um morcego, é necessário fazer um bloqueio vacinal de 300 metros na região onde o animal foi encontrado. Neste local será feito um bloqueio de vacina para a raiva, para todos os animais mamíferos, gato e cachorro que residem nesta região.
Segundo Lilian é importante que a população mantenha os seus animais vacinados, independente de onde residem dentro do município.
“A população precisa manter os seus animais vacinados, independente de onde residem dentro do município, justamente para que esses pets, esses animaizinhos não fiquem doentes. Além desta ação, caso a gente não consiga vacinar todos os animais hoje, será previsto uma nova ação para repetir as doses de vacinas para os animais que vivem nessa região”, disse Lilian.
Assista à entrevista: