
De acordo com a previsão da Defesa Civil de Santa Catarina, nesta terça-feira (05), no Grande Oeste, uma área de baixa pressão atmosférica aliada ao fluxo de calor e umidade do norte do país favorece o desenvolvimento de temporais isolados, com risco baixo para ocorrências associadas. As temperaturas máximas não passam dos 20°C no Meio-Oeste. Os ventos sopram de nordeste no Grande Oeste, com intensidade fraca.
Na quarta-feira (06), a formação de um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul e o fluxo de calor e umidade do norte do país fornecem condições para temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões catarinenses. Os temporais devem iniciar ainda pela manhã no Grande Oeste, mas ganham força à tarde e se espalham para o restante do estado.
O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. As temperaturas máximas oscilam entre 25°C e 30°C no Grande Oeste.
Uma frente fria se forma na quinta-feira (06), reforçando as instabilidades e mantendo a condição para temporais com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo em todo o estado. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. Os temporais devem ocorrer durante todo o dia, mas é a partir da tarde que eles ganham força e apresentam maior risco. Os ventos sopram de quadrante oeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 50 km/h.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na sexta-feira (08), um sistema de alta pressão avança pelo estado a partir das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas a frente fria ainda segue atuando e provocando chuvas nas regiões de divisa com o Paraná.
No sábado (09), a circulação marítima provocada pela alta pressão deixa o tempo nublado e traz chance de chuvas fracas para o litoral.