Na última semana, mais um foco do mosquito Aedes aegypti foi identificado em Chapecó,Oeste de Santa Catarina, elevando o total de focos registrados no ano para 1.046. As autoridades de saúde continuam a alertar a população sobre a importância de adotar medidas preventivas para combater o mosquito transmissor da dengue.
De acordo com dados divulgados pelo Departamento de Saúde de Chapecó, até o momento, foram realizados 3.069 testes para a dengue. Destes, 2.855 tiveram resultado negativo, enquanto 197 foram confirmados como casos positivos da doença. Além disso, 17 casos continuam aguardando o resultado dos exames.
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em recipientes com água parada, como vasos, pneus, caixas d’água descobertas e outros locais propícios. Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores no corpo e nas articulações, manchas vermelhas na pele e, em casos mais graves, podem ocorrer complicações que colocam a vida do paciente em risco.
Diante do aumento no número de casos e focos do mosquito, as autoridades reforçam a importância de ações preventivas, como usar repelentes, vestir roupas que cobrem o corpo e procurar assistência médica ao apresentar os sintomas da doença.
É fundamental que a população colabore no combate à dengue, mantendo seus quintais e ambientes seguros, livres de água, parada e contribuindo para reduzir o risco de prevenção do transmissor de mosquitos.