As equipes de Agentes de Combate as Endemias da Secretaria de Saúde de Chapecó, realizaram no sábado, (11), uma ação de fiscalização e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti nos Cemitérios.
Foram eliminados 2.125 depósitos nos Cemitério Municipal, no Jardim do Éden e na Linha Tomazelli. A atividade teve a participação de aproximadamente 30 acadêmicos de universidades.
De acordo com Karina Giachini, coordenadora da Vigilância Ambiental, a ação estava prevista depois do feriado de Finados para evitar a proliferação de casos e focos do mosquito Aedes Aegypti.
Foram vistoriados vasos de flores que geralmente vêm com plásticos e potinhos que acumulam água e são um potencial criadouro do mosquito da dengue. Ainda antes do feriado, as equipes visitaram os estabelecimentos para orientar os proprietários para os cuidados na venda de flores nesta época do ano. Mas mesmo assim, o cemitério vai ser fiscalizado e os possíveis criadouros serão eliminados.
Conforme o último boletim da Dengue, divulgado na segunda-feira (11) foram registrados 05 novos focos de mosquito Aedes aegypti na última semana, totalizando 1.045 no ano. São 197 casos positivos da doença, sendo que 3.110 foram testados, 2.908 deram negativo e 05 os que estão aguardando resultado.