
Santa Catarina está em estado de alerta devido à previsão de temporais isolados e chuva intensa nas próximas horas. A Defesa Civil emitiu um comunicado informando que a instabilidade meteorológica deve atingir o estado entre segunda (30) e a madrugada de terça-feira (31).
As áreas em amarelo no mapa de monitoramento da Defesa Civil indicam risco moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. Já nas áreas em verde, o risco é considerado baixo.
Essa situação meteorológica é resultado de uma área de baixa pressão atmosférica que está associada ao fluxo de calor e umidade do norte do país. A previsão aponta a possibilidade de temporais acompanhados por vendavais e eventual queda de granizo, principalmente entre a tarde e a noite.
Os acumulados médios de chuva podem variar entre 50 e 75 mm em regiões como o Grande Oeste, a Grande Florianópolis e o Alto Vale do Itajaí. Em outras partes do estado, a expectativa é de acumulados entre 20 e 40 mm. No entanto, não se descartam valores mais elevados em pontos específicos dessas áreas.
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta às atualizações e recomendações dos órgãos de segurança e evitar áreas de risco durante as tempestades.






