Dentro da zona de rebaixamento, fora de casa, com sete rodadas sem vencer e pela frente um grande rival do mesmo Estado. Todos os caminhos mostravam que a noite desta sexta-feira (13) não seria nada fácil para a Chapecoense. Contra todas as previsões e prognósticos, o Verdão surpreendeu e venceu o Criciúma por 2 a 1 no Heriberto Hülse, no Sul de Santa Catarina. Os gols da Chape foram marcados por Gustavo Cazonatti. Hygor descontou para o time da casa. O jogo foi válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.
O início do clássico foi com muita marcação no Heriberto Hülse. As duas equipes pouco conseguiam atacar o adversário e o jogo era muito disputado no meio-campo. O primeiro time a atacar foi o Criciúma. Aos 22’, o zagueiro Rodrigo cruzou na área da Chape e Fabinho cabeceou para o gol, mas a bola foi por cima do gol de Airton. A resposta da Chape aconteceu aos 24’ e com gol. Bruno Nazário cruzou na medida para Gustavo Cazonatti, que cabeceou no canto do goleiro Gustavo e abriu o placar para o Verdão.
Após o gol sofrido, o Criciúma iniciou uma pressão na defesa da Chape e aos 32’, o Tigre quase chegou ao empate. O lateral Jonathan acertou um belo chute de fora da área, mas a bola pegou na trave. No rebote, Eder ia marcar o gol, mas o zagueiro da Chape Lucas Freitas se jogou na frente da bola e evitou o empate.
Aos 38′, em uma linda jogada do ataque do Criciúma, Hygor conseguiu cruzar rasteiro para dentro da área da Chape e Felipe Mateus finalizou para o gol, mas o goleiro Airton fez um milagre e evitou o empate.
O Criciúma até chegou a empatar o jogo, mas foi anulado pelo trio de arbitragem. Aos 42’, Eder bateu uma falta, Airton soltou a bola e Hygor marcou o gol. Como o atleta do Tigre estava à frente dos defensores, foi assinalado o impedimento no lance.
Fim de primeiro tempo no Heriberto Hülse, Criciúma 0, Chapecoense 1.
No início da segunda etapa, o Criciúma tentou pressionar a Chape para empatar o jogo, mas não conseguiu criar boas chances no ataque. Por outro lado, o Verdão se fechou na defesa e tentava sair nos contra ataques. Foi assim que saiu o segundo gol do time de Chapecó. Aos 15’, Ronei avançou pelo lado direito e cruzou na medida para Gustavo Cazonatti, que marcou o segundo dele e da Chape na partida.
Aos 22′, após o auxílio do árbitro de vídeo, o zagueiro Rayan do Criciúma foi expulso. Logo na sequência, o Verdão foi ao ataque e quase marcou o terceiro com Bruno Nazário.
Depois da expulsão de Rayan, o Criciúma ficou mais com a bola, mas não conseguiu criar chances no ataque. Aos 40′, Henrique Dourado teve uma grande chance e chutou por cobertura no goleiro Gustavo, mas a bola foi forte e passou por cima da trave. A resposta do Tigre veio aos 42′. Após um cruzamento da área da Chape, Eder cabeceou, mas a bola passou por cima do gol de Airton.
Aos 46’, em um lance despretensioso, Marcelo Hermes de fora da área, tentou cruzar e a bola ganhou força. Ela bateu no travessão do goleiro Airton, que ainda encostou nela para defender. No último lance do jogo, a bola foi alçada na área da Chape. Marcelo Hermes dominou e chutou para a segunda trave e Hygor mandou para o fundo das redes do goleiro Airton. Fim de jogo no Heriberto Hülse, Criciúma 1, Chapecoense 2.
Com a vitória a Chape respirou na Série B. Agora, o Verdão possui 33 pontos, na 17ª colocação. Um ponto acima do time de Chapecó estão Ponte Preta (16ª), Avaí (15ª) e Ituano (14ª), todos com 34 pontos. Pela Série B, a Chape volta a campo na próxima sexta-feira (20), fora de casa novamente, contra o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife (PE).