A cheia do Guaíba, em Porto Alegre, Capital do Rio Grande do Sul, inundou o Centro de Treinamentos Parque Gigante, o CT do Internacional. Conforme dados divulgados pela Defesa Civil do município, o nível do Guaíba chegou a 3,17 acima da normalidade.
Conforme divulgou o Correio do Povo, a água inundou os campos onde os jogadores treinam e a parte social. A água não atrapalhou a preparação do Inter para o jogo desta quarta-feira (27), contra o Fluminense, no Maracanã, válido pela semifinal da Copa Libertadores da América, pois o elenco já está no Rio de Janeiro para a partida.
Veja os vídeos:
Lago Guaíba sobe mais de 3 metros e transborda em Porto Alegre
O nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, chegou a 3,17 metros nesta quarta-feira (27), 17 centímetros acima do limite para transbordar. Essa é a maior marca registrada desde 1941, quando as águas chegaram a 4,75 metros no centro histórico, segundo a Prefeitura de Porto Alegre.
Vídeos gravados por moradores mostram a água atingindo calçadas, ruas e avenidas.
Com a subida do nível do lago, equipes da prefeitura colocaram sacos de areia na comporta 4 do Cais Mauá para conter o vazamento de água.
A Defesa Civil estadual divulgou alerta, no início do dia, para inundação do lago, com validade de 24 horas.
Desde segunda-feira (25), a prefeitura determinou o fechamento preventivo de comportas do Guaíba para evitar alagamento na área central da capital gaúcha, após previsões de temporais na maior parte do estado nesta semana. As comportas são portões de aço usados para conter o avanço das águas.
As duas últimas comportas foram fechadas na noite desta terça-feira (26).