
Neste mês de setembro mais um poço foi perfurado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Chapecó, na linha Simonetto, interior de Chapecó (SC) com vazão de 12 mil litros por hora, esse empreendimento irá beneficiar diretamente 12 famílias e uma agroindústria familiar da região.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Mauro Zandavalli, destacou os resultados positivos alcançados até o momento: “Desde 2021, quando a Prefeitura recebeu um kit de perfuração da Secretaria de Estado da Agricultura, já foram perfurados 62 poços, sendo que alguns não deram água, mas 39, ou seja, a maioria das perfurações, foram exitosas. Com isso nós estamos resolvendo o abastecimento em comunidades nas quais tínhamos problemas crônicos de abastecimento de água.” Além da perfuração a Prefeitura auxilia com a perfuração das valas para a rede. O encanamento e a instalação é por conta dos moradores.
O prefeito João Rodrigues lembrou que, em 2014, quando ainda era secretário de Estado da Agricultura, recebeu três kits de perfuração de poços solicitados ao Governo Federal. Mas depois houve dificuldades de operação e um dos kits ficou parado há sete anos, até que em 2021, quando assumiu a prefeitura, Rodrigues conversou com o então secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, e os equipamentos foram trazidos para Chapecó. A Prefeitura reformou os equipamentos e os colocou em operação, beneficiando a comunidade.
Essa ação é apenas uma das diversas realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural para mitigar os efeitos da estiagem na região. Elas incluem também medidas de proteção de áreas de preservação permanente e mata ciliar, todas integradas ao programa Água Boa, demonstrando o compromisso contínuo de Chapecó com o bem-estar de seus cidadãos e o desenvolvimento sustentável da região.