
Entre a tarde de sexta-feira (01) e o amanhecer do domingo (03), há um alto risco de ocorrências relacionadas a temporais em várias regiões do estado.
As áreas mais afetadas incluem o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, parte do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul, onde podem ocorrer tempestades com raios, rajadas de vento e queda de granizo. Nas demais regiões, o risco é moderado.
Destaque para o Grande Oeste, onde entre a noite de sexta-feira (01) e a manhã do sábado (02), há condições favoráveis para tempestades severas. Isso aumenta o risco de destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica, principalmente nas áreas destacadas em laranja no mapa de alerta.
A previsão indica que a chuva mais intensa se concentrará nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, com acumulações de 50 a 100 mm no período. Isso eleva o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos nesses locais.
A equipe do ClicRDC conversou com o meteorologista Piter Scheuer, que explica um pouco sobre as chuvas e possíveis temporais para o fim de semana.
“Essa situação climática é resultado da formação de um sistema de baixa pressão, combinado com o fluxo de calor e umidade do norte do país. Antecipamos que as instabilidades começarão a se manifestar no oeste do estado na tarde de sexta-feira (01) e se espalharão para as demais regiões catarinenses ao longo do sábado (02) e madrugada de domingo (03)”, diz.
Confira o vídeo completo:





