As equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) ministram para representantes municipais e das gerências regionais de saúde, entre os dias 22 e 24 de agosto, em Florianópolis, uma Oficina de Formação de Facilitadores para o Microplanejamento da Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
Este ano, tendo em vista a queda das coberturas vacinais, o Ministério da Saúde (MS) propôs algumas alterações no formato da campanha. Desta vez, a ação terá duração de apenas 15 dias, a Campanha será entre os dias 14 e 28 de outubro, com o Dia “D”, sábado no qual os postos de saúde ficam abertos para a vacinação, programado para o dia 21 de outubro, e haverá um planejamento diferenciado para cada município, de acordo com a realidade de cada local.
Para colocar em prática esse planejamento diferenciado, as equipes técnicas da SES e do Cosems participaram do treinamento “Implementação das Atividades de Vacinação Alta Qualidade – AVAQ e Método de Microplanejamento – MP” em Curitiba, no Paraná, na última semana, com representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde (MS).
A equipe do ClicRDC conversou com a assessoria de imprensa da saúde de Chapecó que repassou que ainda não veio qualquer orientação do Estado sobre o dia “D” de vacinação.