Na última sexta-feira (18), o goleiro do Grêmio (RS), Gabriel Grando, que é natural de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foi convocado pelo técnico Ramon Menezes, para a Seleção Brasileira Pré-Olímpica. “Muito feliz pela oportunidade de representar nosso país! Obrigado Senhor”, comemorou o atleta pelas redes sociais.
Os atletas foram chamados para a disputa de dois amistosos em setembro. Os dois jogos serão contra a Seleção Sub-23 do Marrocos, ambos na cidade de Fes, no país africano. O primeiro, no dia 7. O outro, no dia 11.
Veja a lista completa
Goleiros:
Gabriel Grando – Grêmio
Matheus Cunha – Flamengo
Mycael – Athletico
Laterais:
Arthur – Bayer Leverkusen (ALE)
Vinicius Tobias – Real Madrid (ESP)
Abner – Real Betis (ESP)
Wellington – São Paulo
Zagueiros:
Vitão – Internacional
Lucas Halter – Goiás
Robert Renan – Zenit (RUS)
Morato – Benfica (POR)
Meio-campistas:
João Gomes – Wolverhampton (ING)
Marlon Gomes – Vasco
Maurício – Internacional
Andrey – Chelsea (ING)
Danilo – Nottingham Forest (ING)
Atacantes:
Lázaro – Almería (ESP)
Marcos Leonardo – Santos
Vitor Roque – Athletico
João Pedro – Brighton (ING)
Igor Paixão – Feynoord (HOL)
Paulinho – Atlético-MG
Bitello – Grêmio
Câmara Municipal de Chapecó presta homenagem a Gabriel Grando,
Em julho de 2022, o Poder Legislativo de Chapecó realizou a entrega de Medalha de Honra ao Mérito Desportivo a Gabriel Grando. O título é concedido anualmente a clubes desportivos, desportistas, atletas e técnicos chapecoenses ou no município radicado, por relevantes serviços prestados ao desporto.
Histórico de Gabriel Grando
Gabriel Grando é natural de Chapecó, cidade onde começou a frequentar escolinhas de futsal e se dedicar ao esporte preferido por ele. Em 2012, Gabriel começou, também, a treinar futebol de campo, na escolinha do Grêmio. Porém, pela diferença das regras, optou por manter os treinos somente no futebol de campo.
No início de 2013, quando Gabriel participou da copa “Saudades”, foi convidado por olheiros a fazer uma semana de testes no Grêmio de Porto Alegre, entretanto, não foi aprovado. Já ao final de 2013, a escolinha foi jogar a Copa Tricolor em Porto Alegre e Gabriel foi escolhido para ficar e, desta vez, em definitivo. Em 2014, mudou-se para a capital gaúcha, onde treinava e estudava.
Em 2018, o Grêmio foi o campeão da Copa Mitad Del Mundo sub-18 no Equador e Gabriel se destacou por defender vários pênaltis em partidas decisivas. Em 2021, foi integrado ao time principal e, em maio, foi seu primeiro jogo como titular. Em outubro de 2021, foi convocado para dois jogos da Seleção Brasileira, pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2022, contra Colômbia e Argentina.
Atualmente o goleiro é o titular do Grêmio, onde é um dos destaques do time gaúcho.