sábado, janeiro 3, 2026
InícioTEMPONesta quinta-feira (13) o ciclone se afasta da região Oeste de SC

Nesta quinta-feira (13) o ciclone se afasta da região Oeste de SC

A região Oeste foi a mais atingida do Estado

Nesta quinta-feira (13), por volta das 08h, o Meteorologista, Piter Scheuer, comentou sobre os desastres que aconteceram em Chapecó e demais regiões do Oeste de Santa Catarina.

Os meteorologistas estão investigando alguns pontos da região para confirmar se houve tornado ou micro explosão. Houve desastres e destalhamento em várias casas devido aos fortes ventos, ocasionados pelo Ciclone Extratropical, mas de acordo com Piter, nesta quinta-feira essa situação não irá se repetir, pois o ciclone está se afastando da região Oeste, a qual foi a mais afetada no Estado de Santa Catarina.

A previsão é de que os próximos dias sejam bem gelados e com chuvas ocasionais. Na sexta-feira (14), o sol tende a predominar e permanecer até o fim de semana. O meteorologista, Piter, deixou o alerta para os próximos meses e afirmou que este é apenas o começo, tendo em vista que os estragos generalizados continuarão no mês de Agosto, Setembro e possivelmente em Outubro, pois o fluxo de ar quente úmido que vem da Amazônia ficará direcionado para a região Oeste Catarinense e potencializará nuvens que poderão trazer tornados, granizos e tempestades severas.

- Continua após o anúncio -

O Secretário do Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Coronel, Armando, também confirmou que ao nível de Estado, os principais desastres foram registrados em Chapecó e demais cidades da região Oeste. Ele também reforçou que Santa Catarina é o único Estado coberto por estações de meteorologia e que por meio da distribuição regional e coordenações estaduais, é possível ter uma antecipação para riscos e desastres.

Apesar de haver uma ótima estrutura e preparo, explicou que Santa Catarina ainda não havia enfrentado tantos desastres ocasionados pela força dos ventos, somente chuvas e tempestades, porém, reforçou que o vento extremamente forte foi além do previsto, e, por isso, ainda há estradas isoladas.

Foto: Governo de SC

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp