O mês de fevereiro começou com a confirmação de três casos de dengue no município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. Segundo divulgou a Vigilância em Saúde nesta terça-feira (06), um dos casos é autóctone, ou seja, contraído dentro do município, e dois casos são importados.
Os pacientes são todos do sexo masculino. O caso autóctone é de um adolescente de 15 anos, morador do interior de Xanxerê. Já os dois casos importados são de um homem de 27 anos, morador do bairro Bortolon, e de um homem de 58 anos, morador do bairro Nossa Senhora de Fátima. Dos casos importados, um foi contraído na cidade de Realeza, no Paraná, e o outro no litoral catarinense, o local não foi informado pelo paciente.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, destaca que não será realizado fumacê, mas os Agentes de Combate à Endemias já fizeram o bloqueio de transmissão.
“O município vem adotando todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mas para isso é necessário que cada morador cuide dos seus espaços, evitando acúmulo de lixo e de água parada que possam servir de criadouro para o mosquito, evitando a circulação do Aedes Aegypti e consequentemente evitando a doença.”