A Administração de Chapecó reuniu na manhã desta quarta-feira (05), no auditório da Prefeitura, empresários interessados em terrenos do novo Distrito Industrial, que está sendo implantado na linha Simonetto, próximo ao Contorno Viário Vespasiano Zandavalli.
O prefeito João Rodrigues, disse que a área de 1,2 milhão de metros quadrados, adquirida pelo município por R$ 26 milhões, visa atender prioritariamente as empresas locais, que estão nos bairros da cidade e precisam expandir sua produção, além de investidores de fora, desde que não necessitem de grande área.
“A Administração está investindo mais de R$ 70 milhões na pavimentação e infraestrutura de telefonia, água, esgoto e iluminação. Por isso não vamos doar os terrenos. Vamos vender, com um valor subsidiado e parcelado. A expectativa é que o edital com os critérios de seleção seja publicado até dezembro”, disse o prefeito.
No dia 12 de julho, no ato de 900 dias da atual gestão da Prefeitura, serão lançadas as obras de abertura das ruas, para pavimentação. O Município vai entregar a estrutura pronta. Já a terraplanagem ficará a cargo das empresas, que também terão um prazo para construção e início das atividades.
As empresas que adquirirem o terreno não poderão especular com o imóvel, nem vendê-lo. A área somente poderá ser repassada para outras empresas com o aval da Prefeitura e do Conselho de Desenvolvimento Econômico.
O presidente do Conselho, Carlos Martinelli, falou sobre a importância da implantação do novo distrito industrial.
“É uma forma de fomentar e estimular a ampliação das empresas de Chapecó, beneficiando as pequenas indústrias. O papel do Conselho é elaborar critérios justos para a seleção”, disse Martinelli. Ele informou que já tem 143 interessados e este número deve aumentar.
Também estiveram na reunião os secretários de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, de Serviços Urbanos, Luiz Paulo Carraro, de Desenvolvimento Rural, Mauro Zandavalli, além dos diretores de Desenvolvimento Econômico, Elio Francisco Cella, e de Incentivo ao Empreendedorismo e Turismo, Luiz Roberto Tillmann.