A campanha de vacinação contra a influenza terminou na sexta-feira (30), conforme a Secretaria de Saúdo do Estado. Entretanto, devido à baixa procura pelo imunizante, as aplicações devem se estender enquanto tiverem doses disponíveis.
A campanha começou no dia 10 de abril apenas para a população dos grupos prioritários. No dia 12 de maio, devido ao aumento do número de hospitalizações por gripe no estado, a dose foi liberada para toda a população a partir dos 6 meses de idade. As aplicações acontecem nas unidades de saúde dos bairros de Chapecó, Oeste de Santa Catarina.
Em 2023, Santa Catarina registrou 468 casos graves da doença e 31 mortes.“Reforçamos a importância da vacinação, considerando que estamos no período sazonal para o aumento do número de casos da doença, trazendo a preocupação do aumento dos casos graves, dos casos que levam a hospitalizações e até mesmo dos óbitos”, disse a gerente de Imunização do Estado.
A vacina não transmite a doença, já que é feita com o vírus já morto. O imunizante pode ser aplicada com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.