A saúde de Chapecó, Oeste de Santa Catarina, está recebendo o reforço de cinco novos médicos que já estão atuando no programa “Mais Médicos”, que foram solicitados pela Secretaria de Saúde do Município ao Ministério da Saúde. O Governo Federal banca os salários e a Prefeitura paga os auxílios de moradia e alimentação.
Conforme o secretário da Saúde, Jader Danielli, a ação se faz necessária por conta da demanda que Chapecó recebe de pacientes das cidades próximas.
“Esta é mais uma ação importante da Secretaria de Saúde em parceria como Ministério da Saúde, com a vinda de profissionais que vão atuar nas unidades mais distantes do centro. Isso vai colaborar no bom atendimento da população e melhorar ainda mais os índices de Chapecó, que é o segundo do Brasil na Atenção Básica e primeiro em Santa Catarina entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. Nós também lideramos em Santa Catarina entres as cidades com mais de 100 mil habitantes”, disse o secretário.
Conforme o diretor técnico da secretaria, João Lenz, os profissionais são todos credenciados pelo Conselho Regional de Medicina e habilitados para atuar Atenção Básica, na área de Estratégias de Saúde da Família.
“Eles poderão fazer o atendimento clínico de crianças, adultos, idosos e gestantes, além de desenvolverem ações como visitas a domicílio e reuniões com grupos de diabéticos, hipertensos e gestantes”, disse Lenz.
Os médicos foram designados para os Centros de Saúde da Família do Alto da Serra, Sede Figueira, Eldorado, Marechal Bormann e Goio-Ên/Linha Cachoeira. A carga horária é de 36h de atendimento ao público e 8h de estudo, totalizando 44h semanais. Preceptores indicados pelo Ministério da Saúde farão a supervisão.