No Brasil, o inverno começa nesta quarta-feira (21) e vai até 23 de setembro. O povo Sulista já está acostumado com um frio de “renguear cusco” – frio intenso – que, em muitos anos, ele resolve se estender por mais um tempinho e, tem o clima mais gelado do que nas demais regiões. A previsão é de que a estação mais fria terá temperaturas mais baixas, com inverno menos rigoroso devido à influência do El Niño, fenômeno natural devido ao aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico.
O impacto do El Niño no país, causa redução de chuvas nas regiões Norte, Nordeste e aumentam a chuva na região Sul e Sudeste, além de ter probabilidade de geada em áreas com altitude maior, provocando frio intenso em alguns dias, principalmente no Sul, ou seja, não tem como fugir da “friaca”.
Confira a previsão para o inverno aqui no Sul:
A mudança repentina no clima, entre calor e frio, intensifica o risco de tempestades severas e ventos intensos nessa região. Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem ter um aumento no volume de chuvas e fortes ventos, durante o inverno. Além disso, também há probabilidade de temporais, segundo a meteorologia e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Segundo a previsão da MetSul, a chuva atingirá os três estados sulistas, nos próximos dez dias com destaque para o Rio Grande do Sul que poderá voltar a ter chuva forte, uma semana depois de um ciclone ter causado mortes e destruição no estado.