Foto: Lucas Figueiredo / CBF Foto: Divulgação/Seleção de Senegal
No último dia da data Fifa, o Brasil enfrenta a Seleção de Senegal nesta terça-feira (20), em um amistoso no estádio José Alvalade, casa do Sporting, em Lisboa, na Capital de Portugal. O grande atrativo do jogo é o duelo entre dois craques do futebol mundial: de um lado, o atacante brasileiro do Real Madrid, Vinicius Júnior, contra o ídolo senegalês do Bayern de Munique, Sadio Mané.
Leia mais: Martelo batido! CBF define o novo técnico da Seleção Brasileira
Para o jogo desta terça-feira, o técnico interino Ramon Menezes deve fazer duas alterações no time titular que venceu Guiné, no último sábado (17). O volante Casemiro e o atacante Rodrygo saem do time por dores no joelho. Bruno Guimarães e Malcom entram na Seleção. Time do Brasil: Ederson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Bruno Guimarães, Joelinton e Lucas Paquetá; Vinicius Júnior, Malcom e Richarlison.
A Seleção de Senegal também jogou no último sábado. No estádio l’Amitié, em Benin, os senegaleses empataram com os donos da casa em 1 a 1. Com o ídolo Mané no ataque, Senegal deve começar o jogo com Dieng; Formose Mendy, Seck, Abdou Diallo e Jakobs; Ciss, Pepe Gueye e Diatta; Ismaila Sarr, Nicolas Jackson e Sadio Mané.
No último amistoso, Brasil vence Guiné em jogo marcado por campanha antirracista
Com racismo não tem jogo. Foi com essa mensagem que o Brasil venceu Guiné por 4 a 1 no último sábado (17), no RCDE Stadium, em Barcelona, na Espanha. Pela primeira vez em 109 anos de história, a Seleção Brasileira jogou uma partida com um uniforme todo preto. A ação faz parte da campanha da CBF, com o apoio da FIFA, pelo fim do racismo no futebol e na sociedade.
Os gols da partida foram de Joelinton, Rodrygo, Eder Militão e Vinicius Jr pelo Brasil. Para Guiné, Guirassy marcou. A emblemática camisa 10 da Seleção Brasileira foi usada por Vinicius Junior. Jamais o atacante havia vestido o tradicional número eternizado pelo Rei Pelé.

Com racismo não tem jogo
Antes de a partida começar, os jogadores sentaram e se ajoelharam no gramado do estádio do Espanyol e respeitaram um minuto de silêncio junto com a torcida local em outra alusão ao racismo. Durante a semana, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, visitou a delegação brasileira e declarou apoio à campanha “Com racismo não tem jogo”.
Com a camisa preta, o Brasil atuou por 45 minutos. No segundo tempo, a amarelinha voltou a ser usada pelos jogadores, com a marca da campanha “com racismo não tem jogo” no centro dos uniformes brasileiros.
Gols
O primeiro gol brasileiro saiu aos 26 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, Richarlison brigou pela bola, que desviou em Casemiro e sobrou para Joelinton fazer 1 a 0. Foi a estreia do jogador do Newcastle.
O gol de Joelinton foi o primeiro dele na história da Seleção. Revelado pelo Sport, o meio-campista estreou com a amarelinha neste sábado. Ainda no primeiro tempo, aos 28 minutos, Rodrygo entrou na área e chutou com estilo para fazer 2 a 0. Aos 35, Guirassy fez 2 a 1.
No início do segundo tempo, aos 3 minutos, Lucas Paquetá cobrou falta na área e viu Eder Militão aproveitar de cabeça para fazer 3 a 1. Nos minutos finais da partida, foi a vez de Vini Junior. O camisa 10 do Brasil bateu pênalti e fechou a goleada brasileira.
