terça-feira, setembro 16, 2025
InícioGERALApós polêmica, ministro do GSI pede demissão do cargo

Após polêmica, ministro do GSI pede demissão do cargo

Durante a tarde, o GSI havia divulgado uma nota de esclarecimento sobre a divulgação dos vídeos, saiba mais:

Após polêmica, ministro do GSI pede demissão do cargo
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), general Marco Edson Gonçalves Dias pediu demissão nesta quarta-feira (19), após a polêmica que surgiu, depois que veículos de comunicação divulgaram vídeos que mostram Gonçalves Dias no Palácio do Planalto, durante os atos de 8 de janeiro. Segundo a Secretaria de Comunicação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já aceitou o pedido de demissão.

General da reserva, Gonçalves Dias é o primeiro ministro a deixar o governo no terceiro mandato de Lula. Mais cedo, através do site oficial, o GSI havia divulgado uma nota sobre a veiculação dos vídeos. Conforme a Pasta, “as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos”.

Confira a nota completa da GSI

A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos.

- Continua após o anúncio -

Quanto as afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados.

Cabe ainda ressaltar que as imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de Inquérito Policial instaurado no âmbito do STF, e o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp