sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioKauê e July por aíParis: melhores opções de bate e volta partindo da capital francesa

Paris: melhores opções de bate e volta partindo da capital francesa

Leia a coluna de Kauê Vinícius e Juliana Spindula:

Na última semana falamos sobre esse destino tão especial que é Paris.
Se você ainda não conferiu, clica no link que tem dicas sensacionais de passeios, hospedagem, como se locomover e muito mais:

PARIS: A CIDADE LUZ

A região central de Paris por si só já vale a viagem, não é mesmo?
Mas para quem visita a capital francesa existem alguns bate e volta que são essenciais – outros opcionais, mas igualmente interessantes – para deixar a viagem ainda mais completa.
Alguns são na grande Paris, mas outros demandam um deslocamento um pouco maior.

DISNEYLAND PARIS

Você sabia que pertinho de Paris existem dois parques da Disney?
Disneyland Park e o Walt Disney Studios.

- Continua após o anúncio -

A Disney Paris foi fundada em 1992, e antigamente era chamada de EuroDisney.
O complexo está localizado a cerca de 30 km de Paris, com acesso pelo transporte público, sendo o parque de diversões mais visitado da Europa.

Além dos dois parques, o complexo ainda conta com o Disney Village, um espaço com lojas e restaurantes e hotéis temáticos que dão acesso ao parque antes da abertura dos portões ao público em geral.

O ideal é reservar pelo menos um dia inteiro para conhecer os parques. Indicamos fortemente começar pelo Walt Disney Studios, pela manhã, e deixar o Disneyland Park para o período da tarde.
Alguns dos brinquedos mais concorridos estão no Walt Disney Studios e o ideal é chegar assim que abrir o parque e se deslocar para reservar seu lugar.


Assim você ganha tempo, aproveita os brinquedos do Walt Disney Studios e deixa todo o período da tarde para aproveitar o Disneyland Park com seu desfile e o impressionante show de luzes, drones e fogos que acontece todas as noites no fechamento do parque, em frente ao Castelo da Bela Adormecida.
Não vá embora sem assistir a esse espetáculo!

Para chegar até o complexo é muito fácil, já que há ligação direta com o centro da cidade através de metrô e RER.
Basta seguir pela linha VERMELHA sentido Marne-la-Vallée / Chessy. Há um desenho do Mickey ao lado do nome nas placas de sinalização. Não tem erro, em apenas 50 minutos você estará bem na entrada do complexo.

Existem opções de ônibus e transfer, mas achamos a opção do metrô/RER muito mais prática e barata.

PREÇO: a partir de 124€ (1 dia/2 parques) | a partir de 99€ (1 dia/1 parque)

PALÁCIO DE VERSALHES

Um dos bate e volta mais famosos e clássicos para quem visita a capital francesa, o Palácio de Versalhes é um castelo localizado em Versalhes, uma aldeia rural à época de sua construção, mas atualmente um subúrbio de Paris.

Grande símbolo do poder monárquico francês, o Palácio começou a ser construído, na sua forma atual, no reinado de Luís XIV, rei que governou a França entre 1661 e 1715.

Assim como a Disney, é muito fácil acessar o Palácio com o transporte público.
A linha AMARELA C5 sentido Versailles-Rive Gauche, leva bem próximo – pouco mais de 1 km – da entrada do Palácio.

MONTE SAINT-MICHEL

Um pouco mais distante de Paris, mas é um bate e volta simplesmente FANTÁSTICO!
Patrimônio Mundial da UNESCO, o Monte Saint-Michel foi construído a mais de 1300 anos e está localizado na Normandia, em uma ilha rochosa na baía que leva seu nome.

É nessa região que ocorre o impressionante fenômeno da maré no Canal da Mancha, onde a maré sobe extremamente rápido e a diferença entre as marés baixa e alta pode chegar a 15m.

Diz a história que no ano 709, Aubert, Bispo de Avranches recebeu a visita do Arcanjo Miguel, que fez com que se construísse e consagrasse uma igreja nessa pequena ilha.
Já mais de 200 anos depois, em 966, o duque da Normandia estabeleceu ali uma comunidade de monges beneditinos.

O Monte Saint-Michel é o terceiro local turístico mais visitado da França, atrás apenas da Torre Eiffel e do Palácio de Versalhes.

O ideal é ficar pelo menos uma noite na região mas, não sendo possível, é uma boa opção para fazer um bate e volta.
O problema, para quem faz o passeio de ônibus partindo de Paris, é o pouco tempo para aproveitar a ilha, já que são 8 horas de deslocamento(ida e volta) no total. Mas se não há tempo para ficar hospedado por ali, o bate e volta é uma ótima opção para, pelo menos, se ter um gostinho desse lugar tão fascinante.

BRUGES

Sabe aquele destino que te faz viajar no tempo? Essa é a maravilhosa Bruges.

Chamada de “Veneza do Norte” devido aos seus canais, Bruges é a capital da província de Flandres Ocidental, no noroeste da Bélgica.
Ao caminhar pelas ruas medievais da cidade, parece que estamos em um conto de fadas, onde o tempo parou. Outra opção é fazer um passeio de barco pelos canais da cidade.

Assim como o Monte Saint-Michel, a cidade de Bruges é um destino para ficar pelo menos uma noite.
Tínhamos pouco tempo, então fizemos um bate e volta partindo de Paris para, pelo menos, conhecermos um pouquinho dessa cidade linda.

Mas gostaríamos muito de ter ficado pelo menos uma noite na cidade.
Ah, importantíssimo: a Bélgica é famosa pelo seu chocolate e pelas batatas fritas, e não é por menos… Aproveite para esquecer da dieta!!!

Chegar em Bruges a partir de Paris é bem fácil.
A melhor opção é de trem, embora tenha também opções de carro e ônibus.

De trem basta seguir até Bruxelas e fazer a baldeação para Bruges. O trajeto leva cerca de 2h30m.
Chegando em Bruges não há necessidade de transporte público, já que a estação fica próxima ao centro histórico, cidade é pequena e o maior atrativo é simplesmente caminhar pelas ruas.

BRUXELAS

Mais próximo que Bruges, a capital da Bélgica é uma opção e tanto para visitar partindo de Paris.

Há linhas de trem diretas de Paris até Bruxelas e a viagem leva apenas 1h22m.
Chegando na estação Bruxelles Midi, dá pra fazer muita coisa caminhando.
A Grand-Place de Bruxelas, principal praça da cidade, está a 20 minutos de caminhada partindo da estação.

AMSTERDÃ

Esse é um bate e volta mais complicado.
Digamos que não é indicado fazê-lo devido a distância e a quantidade de atrativos da capital dos Países Baixos, mas se você não tem perspectiva de visitar Amsterdã com mais tempo e quer apenas conhecer a região central da cidade, um dia em Amsterdã partindo de Paris é uma possibilidade.

O trajeto com o trem de alta velocidade Thalys, leva cerca de 3h19m.

Saindo cedo de Paris, dá pra aproveitar praticamente toda a região central de Amsterdã, já que a estação principal da cidade, Amsterdam-Centraal, está muito bem localizada.

Quando visitamos Amsterdã tivemos apenas um dia inteiro na cidade, então da pra conhecer toda a região central apenas caminhando: Casa de Anne Frank, Dam Square, Oude Kerk, Magna Plaza, Chinatown, o famoso Red Light District, são alguns lugares bacanas para ver sem precisar de grandes deslocamentos. Também é possível fazer um passeio de barco pelos canais da cidade.
Não deixe de provar as batatas fritas holandesas servidas no cone, que são divinas!
Claro que tem muita coisa na cidade que acaba ficando de fora, mas dá para ter um primeiro contato com a cidade.

LONDRES

Assim como Amsterdã, fazer um bate e volta partindo de Paris não é o ideal.
Com relação a capital dos Países Baixos ainda há um agravante: a imigração.

Vale lembrar que o Reino Unido faz parte da UE, mas não está na zona Schengen. Sendo assim, há necessidade de passar por todo o processo de imigração na ida e no retorno o que demanda um tempo considerável.

Mas caso você faça questão de ter um gostinho de Londres em um bate e volta, é necessário pegar o famoso trem Eurostar. O trajeto leva 2h17m e segue direto de Paris até Londres – sem paradas – passando pelo Eurotúnel, sob o Canal da Mancha.

CHÂTEAU DE CHANTILLY

Uma das opções mais interessantes para um bate e volta partindo de Paris, o Castelo de Chantilly, que conta também com um ótimo museu e um grande parque, está localizado a menos de 30 minutos da capital francesa.

As melhores opções para se chegar ao Château são trem comum ou RER LINHA D.
Para ambas as opções o desembarque é na estação Chantilly-Gouvieux.

De trem o trajeto dura 25 minutos e de RER são 45 minutos.

Chegando na estação Chantilly-Gouvieux, siga em direção ao castelo caminhando em cerca de 25 minutos, de táxi, com ônibus comum linha 15 ou com o ônibus DUC gratuito.
O ponto de descida dos ônibus é Notre-Dame Musée du Cheval.

JARDINS DE GIVERNY E CASA DE MONET

O pintor Claude Monet certamente é um dos artistas franceses mais famosos de todos os tempos.
E na pequena cidade de Giverny, na França, está localizada a casa onde Monet viveu com sua família por cerca de 43 anos. A casa é parte da Fundação Claude Monet e, junto com seus impressionantes jardins, atraem milhares de turistas todos os anos.

A melhor forma de conhecer a casa e os jardins em um bate e volta é com um passeio guiado partindo de Paris, já que não há trem direto.

Caso queira fazer por conta, pegue um trem de Paris até Vernon.
De lá siga até Giverny de ônibus, bicicleta ou táxi. São 7 km de Vernon até Gverny.

VALE DO LOIRE

Localizada cerca de 130 km ao sudoeste de Paris, o Vale do Loire é uma região que compreende várias cidades e conta com castelos incríveis, podendo ser visitada de carro ou excursão.
Para um bate e volta, a opção mais cômoda é com excursão, já que as distâncias entre os castelos é grande e você conta com a comodidade do roteiro definido.

LUXEMBURGO

Outra opção de bate e volta não tão famosa é conhecer Luxemburgo, um dos menores países da Europa, localizado entre Bélgica, França e Alemanha.
Com apenas 650 mil habitantes, Luxemburgo é o único país do mundo que tem um grão-duque como monarca constitucional e chefe de estado.

O trajeto de trem direto entre Paris e a capital, Luxemburgo, leva 2h19m.

A cidade, com 130 mil habitantes, parece que saiu de um conto de fadas sendo famosa pelas ruínas de fortificações medievais, castelos, palácios, catedrais e muito mais.

Gostou das nossas dicas?

Então siga @kaueejulyporai no Instagram, e nos ajude a continuar divulgando destinos.

Na próxima semana traremos mais dicas para você! Até lá…

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp