
Um caminhão de transporte de combustível foi abordado pela PMRv, nesta quarta-feira (22), por volta das 15h30, transportando água na SC-390, em Concórdia, no Oeste Catarinense
No caminhão Scania estava um homem de 55 anos. Durante a fiscalização, os policiais perceberam que o semi reboque estava adesivado com identificação para transporte de água, porém, com itens compatíveis ao transporte de combustível.
Em conversa com o motorista, ele informou a policia que comprou o semi reboque há aproximadamente 60 dias e iniciou o transporte de água em Concórdia. O homem contou ainda que não sabia que o veículo foi utilizado para transporte de combustível e não tinha comprovante de higienização do tanque, segundo relato policial.
A Vigilância Sanitária de Concórdia foi chamada e o caminhão ficou apreendido para análise da água. A Polícia Militar Ambiental de Concórdia e o Instituto do Meio Ambiente também foram acionados e um boletim de ocorrência foi registrado.
O motorista informou que a água era transportada por uma empresa terceirizada contratada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, (Casan), que emitiu uma Nota: “A Casan informa que vai notificar a empresa. Caso seja comprovada a irregularidade, a Companhia tomará as medidas judiciais cabíveis”.
A companhia e a polícia não souberam informar qual o destino da água, para consumo humano ou animal. O município de Concórdia, devido à estiagem, retomou a captação de água no Rio Uruguai, na segunda-feira (20), são cinco cargas caminhões por dia.