
Encerrou no dia 31 de janeiro a chamada Operação Piracema, realizada pelo 1º e 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (PMA). Período que reforça a fiscalização aquática, buscando controlar a prática de pesca ilegal para possibilitar a reprodução dos peixes. A operação iniciou no dia 1º de outubro de 2022 nos rios e afluentes da bacia do Rio Uruguai.
O Período de Defeso é o momento no qual a legislação impõe algumas restrições à pesca, permitindo que as espécies se reproduzam em volume satisfatório, evitando o risco de extinção.
Dentre os resultados da operação Piracema 2022/2023, destacam-se:
- 05 autos de infração ambiental lavrados;
- 03 prisões em flagrante;
- 04 armas de fogo apreendidas;
- 02 embarcações apreendidas;
- 116 petrechos de pesca;
- 5.505 metros de redes de pesca;
- 910 metros de espinhéis e;
- 10,6 quilos de pescado.
Conforme informações da PMA houve uma redução de 30% no número de apreensões e procedimentos realizados pelos militares, se comparado ao mesmo período do Defeso de 2021/2022, que em virtude da pandemia notou-se um aumento significativo pela procura da população por áreas rurais.
Além disso, PMA reforça que a melhoria dos dados pode ser reflexo de Educação Ambiental e Prevenção, com o repasse de folders explicativos sobre a Piracema; Melhoria dos equipamentos com a utilização de Jet Skis, Drones e melhor planejamento para a execução das operações.