A Terra do Ipê Amarelo, como é conhecido o município de Flor do Sertão, no Oeste Catarinense, vem se tornando referência em qualidade de saúde devido ao brilhante trabalho empregado em prol dos munícipes florsertanenses contra a covid-19.
Das 295 cidades catarinenses, o município que possui 1.588 habitantes, é o único no estado que não possui morte por covid-19. Conforme a secretária de saúde do município, Maristela de Fátima Valler, o motivo do município chegar a esse ranking, foi devido a ações criada para conter o avanço da pandemia, “Isso é muito importante para o estado catarinense, mas em especial para o município, de não conter morte por covid-19. Desde o início da pandemia nós realizamos um planejamento, em seguida fizemos um plano de contingência, investimos muito em uniformes, lavanderia, e todo o uniforme que os profissionais de saúde utilizavam aqui na unidade de saúde era lavado aqui e no mesmo dia, então ninguém levava roupas para casa, com perigo de estar propagando o vírus”, esclarece.
Ainda conforme a secretaria foram realizadas muitas ações à frente da população, como cartazes, cards, publicações nas redes sociais como formas de alerta, algo que ajudou muito o município, a chegar ao ranking.
Veja a entrevista da Secretária de Saúde:
Fonte: ClicRDC