
Na tarde desta quarta-feira (01), após a posse oficial, os 513 novos deputados federais eleitos escolheram o novo presidente da Câmara dos Deputados. Com 464 votos, Arthur Lira, do Progressistas (PP) de Alagoas, foi reeleito ao cargo máximo da casa. Além de Lira, Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS) também eram os candidatos ao cargo.
Confira quantos votos cada candidato recebeu:
Arthur Lira – 464 Votos
Chico Alencar – 21 Votos
Marcel van Hattem – 19 Votos
Brancos – 5 Votos
Conforme informações da Agência Câmara de Notícias, Lira foi eleito devido a um bloco parlamentar reunindo 21 dos 23 partidos. Esse bloco reúne partidos, como o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Também integram o bloco: União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, PSDB, Cidadania, Podemos, PSC, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB.

Parlamentares tomam posse na Câmara dos Deputados
Os 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022 tomaram posse nesta quarta-feira. A solenidade começou com os deputados de cada estado e do Distrito Federal sendo chamados individualmente para prestar o juramento.
Essa chamada foi iniciada pela região Norte e terminou com a região Sul, seguindo ordem alfabética. Dois parlamentares do PSOL tomaram posse pelo sistema virutal: Talíria Petrone, por licença maternidade e Glauber Braga, por licença médica.
Os deputados empossados fizeram, individualmente, o juramento após a seguinte declaração lida no início da sessão pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL): “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
Ao ouvirem seus nomes, confirmaram o juramento dizendo: “Assim o prometo”.