Nesta sexta-feira (27), a tragédia da Boate Kiss em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, que deixou 242 pessoas mortas no incêndio, completa 10 anos. Ainda na madrugada, familiares e amigos das vítimas além dos sobreviventes, estiveram reunidos no centro da cidade, para compartilhar lembranças e homenagear os entes queridos.
No local foi montada uma estrutura para que as pessoas pudessem assistir o primeiro episódio da série documental “Boate Kiss: a tragédia de Santa Maria”, disponível no Globoplay, que foi lançada na quinta-feira (26).
Também foi realizada uma caminhada pelas ruas da cidade até o prédio onde funcionava a boate. Segundo informações do G1, por volta das 2h30, um momento de muita emoção foi registrado. Exatos 10 anos atrás, o fogo começava na boate. O silêncio foi quebrado e foi feito um minuto de barulho, uma forma de demonstrar o que foi a noite de 27 de janeiro de 2013.
Nas redes sociais, a Prefeitura de Santa Maria publicou que as atividades que marcam os dez anos do incêndio na Boate Kiss começaram na noite desta quarta-feira (25), com a Intervenção de Colagem de Frases e Fotografias compondo um caminho da Praça Saldanha Marinho até o prédio onde funcionava a Boate Kiss.
A programação foi elaborada pela Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) em conjunto com o Coletivo Kiss: Que Não Se Repita e o Eixo Kiss do Coletivo de Psicanálise de Santa Maria.