O governador e a vice-governadora eleitos por Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) e Marilisa Boehm (PL), assumem o Governo de Santa Catarina a partir deste domingo (1º) em cerimônia na Assembleia Legislativa do estado (Alesc), em Florianópolis.
Mello venceu a eleição no segundo turno, que disputou com Décio Lima (PT). Nascido em Ibicaré, no Oeste catarinense, já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e senador. Ele e Boehm foram diplomados em 19 de dezembro.
Jorginho Mello será o 36º governador de Santa Catarina no período republicano. Já Marilisa Boehm será a segunda mulher a ocupar o cargo de vice-governadora. O mandato dos dois vai até 31 de dezembro de 2026.
Dar posse a governadores e vice-governadores eleitos é competência da Assembleia Legislativa, conforme a Constituição Estadual. A sessão solene será conduzida pelo presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB). Mello e Boehm assinarão o termo de posse e farão o juramento previsto no artigo 65 da Constituição.
Secretariado
Confira abaixo os nomes anunciados por Jorginho Mello para compor o secretariado catarinense:
- Alice Kuerten – Ação Social, Mulher e Família
- Aristides Cimadon – Educação
- Carmen Zanotto – Saúde
- Cleverson Siewert – Fazenda
- Coronel Armando – Defesa Civil
- Coronel Aurélio José Pelozato – Polícia Militar
- Danieli Pinheiro Porporatti – Secretaria Geral de Governo
- Estêner Soratto da Silva Júnior – Casa Civil
- João Evaristo Debiasi – Comunicação
- Márcio Vicari – Procuradoria Geral do Estado
- Moisés Diersmann – Administração
- Tenente-coronel José Eduardo Vieira – Casa Militar do Governo
- Valdir Colatto – Agricultura e Desenvolvimento Rural
- Vânia Franco – Articulação Nacional
Quem é Jorginho Mello

Mello tem 66 anos e é pai de dois filhos. Já foi governador interino de Santa Catarina, entre 9 e 20 de outubro de 2009, quando era presidente da Alesc. Foi a primeira vez que concorreu ao governo do estado.
Em relação a partidos, já foi da Aliança Renovadora Nacional (Arena), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Partido da República (atual PL).
Entre as atuações políticas recentes de Mello estão a participação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, onde ficou marcado por bater boca com o relator Renan Calheiros. Recentemente, publicou e depois apagou um post sobre uma falsa invasão de militantes a uma igreja de Joinville, Norte catarinense.
Quem é Marilisa Boehm

Boehm tem 57 anos e é de Joinville. Ela é formada em direito pela Faculdade Guilherme Guimbala e trabalhou por 30 anos na Polícia Civil.
Na política, já se candidatou outras três vezes, para diferentes cargos, pelos partidos Partido Social Democrático (PSD), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Podemos.
Boehm foi a primeira delegada mulher de Joinville e ajudou a fundar a Delegacia da Mulher da cidade, onde foi titular entre 1990 a 2014.