O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai assumir neste domingo, 1º de janeiro de 2023, seu terceiro mandato à frente do país. O evento que está sendo organizado pela equipe do novo governo vai contar com shows de 60 cantores e bandas, além do tradicional rito de posse, com a participação do presidente eleito e do vice, Geraldo Alckmin. São esperadas centenas de milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios.
Programação
Lula e Janja, assim como Geraldo e Lu Alckmin desfilam de carro pela via S1 a partir das 14h30, na margem sul da avenida, entre os apoiadores que vão ocupar o gramado central da Esplanada e as calçadas dos ministérios. São esperados mais de 300 mil pessoas no local.
- 14h20 às 14h30 – O presidente e o vice-presidente eleito chegarão à Catedral Metropolitana de Brasília
- 14h30 – O cortejo presidencial desfilará pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional. O trajeto tem 1,4 km
- 14h40 – Chegada de Lula e Alckmin ao Congresso Nacional. Eles estarão acompanhados das respectivas primeiras-damas, Janja da Silva e Lu Alckmin
- 15h – Sessão solene de posse (expectativa é que dure entre 40 e 50 minutos)
- 15h50 – Ida ao Senado
- 16h05 – Honras militares
- 16h20 – Saída do presidente e do vice-presidente para o Palácio do Planalto.
- 16h20 às 18h – Já no Palácio do Planalto, Lula e Alckmin seguirão os seguintes ritos:
- 15h50 – Ida ao Senado
- 16h05 – Honras militares
- 16h20 – Saída do presidente e do vice-presidente para o Palácio do Planalto.
- 16h20 às 18h – Já no Palácio do Planalto, Lula e Alckmin seguirão os seguintes ritos:
O presidente Lula subirá a rampa ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin. Esse momento pode contar com uma participante inédita – a cachorra de estimação da primeira-dama: a Resistência. A vira-lata de 4 anos foi adotada por Janja quando Lula esteve preso em Curitiba, em 2018. Após subir a rampa, Lula receberá a faixa presidencial. Ainda não foi definido quem entregará a faixa ao presidente eleito (veja mais detalhes abaixo).
Lula deve fazer um discurso já com a faixa e, depois, dará início à nomeação dos ministros.
Por fim, é feita a foto oficial do novo governo.
- A partir das 18h – Lula e Alckmin vão participar de um jantar no Itamaraty com autoridades estrangeiras