Santa Catarina decretou situação de emergência diante das fortes chuvas que atingem o Estado. A medida foi anunciada pelo governador Carlos Moisés, na manhã desta quinta-feira (01), durante reunião na sede da Defesa Civil. A decisão permite facilitar as ações para atendimento às pessoas e recuperação dos municípios afetados.
Carlos Moisés informou que, neste momento, a prioridade absoluta é proteger e garantir assistência humanitária aos catarinenses. “O momento é delicado e exige a atenção e cuidado de todos, especialmente nas estradas e locais de riscos de deslizamentos e inundações. A orientação é para que as pessoas evitem se deslocar para outros locais ou cidades. O momento é de união de forças.”, explicou.
O governador destacou ainda que todos os órgãos do Estado estão de prontidão para atender as ocorrências.

Segundo dados do último relatório informativo do Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil (GRAC-DCSC), 17 cidades catarinenses já decretaram situação de emergência. Nos municípios foram registradas ocorrências como alagamentos, quedas de árvores, inundações e deslizamentos.
Ao todo, 882 pessoas estão desalojadas e 195 desabrigadas. Também foram registrados dois óbitos, um por soterramento e outro por choque elétrico.