sábado, agosto 2, 2025
InícioClicAgro-PETSetores Avícola e Suinícola projetam US$ 900 milhões em negócios

Setores Avícola e Suinícola projetam US$ 900 milhões em negócios

ClicAgro - O seu boletim diário com as notícias do campo

Após cinco dias de agendas lotadas com encontros de negócios, degustações, promoção de imagem setorial e prospecções de novas exportações, a ação organizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na Sial Paris, terminou positiva em negócios fechados e projetados.

Encerrada na quarta-feira (19), a ação setorial realizada durante uma das maiores feiras de
alimentos do mundo gerou centenas de milhões de dólares em negócios para o setor e o país,
a partir das ações estratégicas respaldadas pelas marcas internacionais Brazilian Chicken,
Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck. 

Apenas durante os dias do evento, as 23 agroindústrias integradas ao espaço exclusivo da
ABPA&ApexBrasil na SIAL fecharam US$ 182 milhões em negócios, segundo levantamentos
feitos junto aos exportadores. Os negócios projetados para os próximos 12 meses são ainda
mais expressivos, devendo alcançar US$ 833 milhões, de acordo com as empresas
participantes. Mais de 3.500 importadores e potenciais clientes visitaram o espaço nos cinco
dias de evento – 1.300 deles, são novos contatos.

Os associados da ABPA estiveram em peso na SIAL Paris. Ao todo, 23 agroindústrias
confirmaram participação no espaço da ABPA. Entre elas, estão: Bello Alimentos, C Vale,
Copacol, GTFoods, SSA, Zanchetta, Somave, Avenorte, Jaguafrangos, Avivar, Vibra, Villa
Germânia, Vossko, Lar, Coasul, Rivelli Alimentos, Netto Alimentos, Dália Alimentos,
Alibem, Ecofrigo Bugio, Frimesa, Pif Paf e Saudali.


A participação dos setores avícola e suinícola do Brasil na SIAL Paris não se resumiu a
negócios. Na área gastronômica, milhares de pratos à base de carne avícola brasileira foram
servidos. O espaço, comandado pelo chef Marcelo Bortolon, promoveu o serviço de pratos
tradicionais na culinária brasileira (original e adaptada), como frango assado com polenta,
estrogonofe de frango, schnitzel de frango, risotos e cortes de frango ao creme de queijos. 
Ao mesmo tempo, materiais promocionais com informações sobre associados e a cadeia
produtiva foram distribuídos na ação, detalhando questões como fatores de qualidade dos

produtos, dados da cadeia produtiva, status sanitário brasileiro e o perfil sustentável da
produção. Os materiais foram entregues para os visitantes do espaço, stakeholders e outros
contatos relevantes para o setor brasileiro.

A ABPA recebeu, também, diversas autoridades nacionais e internacionais ao longo dos 5 dias
de feira. A ação contou, ainda, com a participação do setor no SIAL Talks – espaço de debates em
meio à SIAL Paris. Sustentabilidade e o papel dos produtores de proteína animal do Brasil foi
o tema da apresentação feita pelo presidente da ABPA, Ricardo Santin, que destacou o
desenvolvimento tecnológico e os fatores competitivos naturais que fazem do Brasil um porto
seguro para o fornecimento global de proteína animal. Com Santin, participaram do SIAL
Talks a diretora técnica da ABIEC, Cínthia Torres, e George Candon, consultor na Europa da
ApexBrasil.

Outro destaque da ação da ABPA & ApexBrasil foi o lançamento do livro “Halal Poultry –
From Brazil to the World”. A obra, assinada pelo fotógrafo Manoel Petry, conta em imagens,
fatos e dados a representatividade e parte da história da produção e exportação brasileira de
carne de frango halal. Ela é resultado de uma parceria entre a ABPA e a ApexBrasil,
juntamente com as certificadoras CDIAL Halal e FAMBRAS HALAL, contando, também,
com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Em suas quase 100 páginas, o livro mostra imagens sobre o cuidado e o respeito aos preceitos
islâmicos aplicados pelas empresas exportadoras brasileiras ao longo de quase cinco décadas
de exportações, em uma relação sólida que transformou o Brasil no maior exportador de
carne de frango halal do planeta – com embarque anual próximo a 2 milhões de toneladas de
produtos.

“A ação na capital francesa superou nossas expectativas. Promovemos iniciativas em diversas
linhas estratégicas e, como fruto, alcançamos resultados excepcionais em exportações para o
país, além de ganhos de imagem e fortalecimento de laços com clientes que vão além da
União Europeia, alcançando Ásia, África e o Oriente Médio. Os números financeiros
confirmam o resultado da ação, fortalecendo o Brasil como porto seguro para o fornecimento
de proteínas para o mundo”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Cotações

  • Dólar: R$ 5,16
  • Saca da soja 60Kg: R$ 171,00
  • Saca de feijão carioca 60kg: R$ 260,00
  • Saca de feijão preto 60kg: R$ 180,00
  • Saca de milho 60 kg: R$ 81,03
  • Arroba do boi: R$ 305,00
  • Litro do leite: R$ 6,83

ClicAgro tem o patrocínio:

Sicoob MaxiCrédito, no cooperativismo é assim, quando um cresce, todos crescem!

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp