
O município de Quilombo teve, na tarde e noite desta terça-feira (11), diversas ocorrências em função das fortes chuvas que atingem toda a região Oeste de Santa Catarina desde a manhã da segunda-feira (10).
Por volta das 16h30 desta terça-feira, devido a situação de emergência decretada pela Prefeitura, o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgate de trabalhadores da estação de captação de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) que ficaram ilhados na Barra do Quilombo.
A guarnição percebeu que o nível de água tinha subido em relação à ocorrência anterior atendida no mesmo local. Foi utilizado o bote inflável para ter acesso aos trabalhadores ilhados. Após cerca de 3 km de percurso aquático, foi possível localizar os trabalhadores, que foram resgatados e trazidos para terra firme. Foram resgatados quatro homens maiores de idade, todos sem ferimentos.

Por volta das 18h30, o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgate de pessoas ilhadas na Barra da Mandaçaia. Ao chegar no local, foi confirmado que parte da população da comunidade se encontrava ilhada.
A guarnição utilizou uma embarcação à motor que foi disponibilizada por um morador da comunidade para acessar a área ilhada. Foi conversado com todas as pessoas que estavam no lado ilhado para que saíssem de suas residências, pois a previsão era de que o nível de água fosse aumentar, mas a maioria não quis sair.
Destas pessoas ilhadas, três optaram por voltar com a guarnição para terra firme, sendo elas, uma criança, uma idosa e uma cadeirante. Ambas foram trazidas ao Quartel de Quilombo, onde seus familiares os aguardavam.

E por volta das 21h15, os Bombeiros foram acionados para outro resgate de pessoas ilhadas, agora na Barra do Quilombo. Nesta ocorrência, o nível de água já tinha subido bastante em relação a ocorrência anterior, e em alguns pontos o nível de água atingiu mais de dois metros em relação ao solo.
A guarnição, por meio de bote inflável, realizou o resgate de uma família composta por uma idosa, uma mulher maior de idade, e três crianças, todas sem ferimentos, que estavam ilhadas em sua residência. Após, aproximadamente, 2 km de percurso aquático, foi possível resgatar a família, que foi trazida ao Quartel de Quilombo, onde seus familiares os aguardavam.