
Assinada na manhã desta quarta-feira (21) a ordem de serviço da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) para a dragagem do Lajeado São José e para a construção do reservatório de água no Bairro Efapi.
A obra de dragagem, que representa um reforço para o combate à estiagem na região, tem orçamento previsto de R$ 25,9 milhões. O ato de solenidade para a assinatura foi realizado na sede da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), no Lajeado São José.
A Casan, apresentou detalhes da obra do novo reservatório do bairro Efapi, com capacidade para 5 milhões de litros de água e investimento de R$ 5 milhões. A estrutura também integra o conjunto de ações para o combate à estiagem no município.
Dentre as autoridades presentes, a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, que falou sobre a importância desta ação após as crises hídricas enfrentadas em Chapecó. “É uma obra muito esperada. Estávamos desde o ano passado projetando esse trabalho e todos estamos sofrendo com as mudanças climáticas, não só aqui no oeste, mas no mundo todo. Estamos desenvolvendo várias ações para acumularmos mais água aqui na região oeste que estamos longe do mar. A dragagem exerce uma grande importância, pois vamos triplicar a quantidade de água acumulada. Hoje temos quase 400 mil metros cúbicos de água acumulada e agora vamos remover duas vezes mais do que já temos. Não vamos mais ter essa questão de falta de água e o lageado não vai mais ficar seco. A draga vai trabalhar por mais de dois anos para poder ter esse acúmulo de água para sustentar e abastecer a região de Chapecó. Assinando a ordem hoje, a empresa já deve vir para o trabalho a partir da próxima semana. Temos o prazo de seis meses para a instalação e colocar em operação,” comentou.