domingo, abril 20, 2025
InícioCULTURAEstão abertas as inscrições para Mostra de Documentários Chapecoense

Estão abertas as inscrições para Mostra de Documentários Chapecoense

As inscrições para “Ó o Doc Aí – Mostra de Documentários Chapecoense” estão abertas de 13 de julho a 15 de agosto. Podem inscrever-se produtores ou diretores de longas-metragens nacionais, curta-metragens catarinenses e chapecoenses.

A mostra tem inscrições gratuitas e podem ser efetuadas no link do Google Drive. Serão selecionadas sete obras audiovisuais, sendo três documentários nacionais, dois curta-metragens produzidos em Santa Catarina e dois curtas-metragens dirigidos e roteirizados por profissionais residentes em Chapecó, filmados ou não na cidade.

A avaliação dos filmes inscritos será feita por uma equipe de curadoria, composta por profissionais com conhecimento técnico e notório na linguagem audiovisual e áreas afins. As produções selecionadas integrarão a mostra não competitiva do projeto e serão exibidos entre 25 a 29 de outubro de 2022, de maneira presencial.

- Continua após o anúncio -

Difundir a arte do documentário

O projeto “Ó o Doc Aí” nasceu em 2009 e teve sua sétima edição realizada ainda em 2015. Neste ano acontece a 8ª edição da mostra. A finalidade é difundir a arte do documentário em Chapecó e região.

O coordenador da Cinelo – Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e Região – Augusto Zeiser, destaca que neste ano, a retomada do projeto é uma iniciativa da Cinelo. “Sabemos que documentários dependem de mostras e festivais para chegar à população, visto que o cinema comercial não possui muito interesse em produções documentais”, ressalta Zeiser.

Desta forma, o coordenador salienta que o “Ó o Doc Aí”, que será realizado em cinco dias consecutivos, busca aproximar a comunidade de documentários locais, estaduais e nacionais, tão importantes para a preservação do patrimônio imaterial em todas as regiões do país.

Quanto à edição da mostra ser presencial, a produtora executiva do projeto, Camila Miotto, afirma que “realizar um evento de forma presencial, após um grande período de ações on-line, é trazer ao público uma experiência de troca e conexões, com uma programação que além das exibições, vai promover debates, ações formativas e formação de plateia, oferecendo à comunidade todo o potencial de um evento presencial”.

Exibições gratuitas

Além de estimular a difusão de filmes documentais, democratizar o acesso da comunidade a partir da gratuidade das exibições, “Ó o Doc Aí”, é uma grande ação de fortalecimento do setor audiovisual no interior de Santa Catarina.

O projeto gera emprego e renda dentro da cadeia de produção audiovisual, estimula a economia local e incentiva o turismo regional, visto que a previsão de público também abrange outras cidades da região Oeste do estado.

“Ó o Doc Aí – Mostra de Documentários Chapecoense” é uma iniciativa da Cinelo, em parceria com a Fundação de Cultura de Chapecó, que conta com a produção da Lamparina Cultural, e patrocínio do Prêmio de Cinema Catarinense 2021, através da Fundação Catarinense de Cultura.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp