Foto: Divulgação/Diocese de Chapecó Foto: Divulgação/Diocese de Chapecó
A Diocese de Chapecó, juntamente com o Instituto de Educação Popular Dom José Gomes farão o lançamento do livro de poesias em homenagem a Dom José Gomes, que foi bispo da Diocese de Chapecó por 30 anos (1968-1998) e no ano passado comemorou seu Centenário de nascimento. O evento acontece na próxima quinta-feira (23), na Comunidade Santa Bárbara, Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Passos dos Fortes.
Apresentação do livro
O livro intitulado Dom José: memórias em poesia nasceu do desejo popular de homenagear aquele que ficou conhecido como “Mestre e Aprendiz do povo”, por saber ouvir e ensinar com sabedoria. Dom José Gomes é reconhecido como o maior educador popular do Oeste Catarinense no século passado, por incentivar a criação de faculdades, por estimular a formação humana e cristã, por impulsionar os grupos de reflexão, por motivar a organização do povo nas entidades de classe, por despertar a consciências das pessoas a se organizarem em movimentos sociais populares e por apreciar e valorizar as diversas expressões culturais, dentre elas a música e a poesia.
Fazia parte do seu cotidiano despertar cedo para rezar, para tomar chimarrão, ler o jornal, preparar os sermões e os encontros de formação. Conforme a Diocese de Chapecó, Dom José, às vezes, arriscava escrever alguns poemas como o verso, escrito à caneta, que encontramos na página de um livro, parafraseando o canto “Coração civil” (de Milton Nascimento e Fernando Brant): “Quero a liberdade e muita gente feliz. Quero a liberdade e muita gente feliz. Quero que a justiça reine em meu país…”.
“A Diocese de Chapecó e o Instituto Dom José desejam compartilhar com os sonhos de tantos cidadãos e cidadãs, que não querem que se ignore os gritos evangélicos que brotaram ao longo da vida desse homem simples e corajoso, com sua voz firme e enfática, e que repercutem no deserto, cuja travessia ainda não concluímos [..] Dom José é um exemplo de uma travessia que nos mostrou caminhos de profundidade e uma direção segura. Sua presença continua viva em muitos corações e em centenas de lideranças que lutam neste mar revolto que estamos atravessando. Sua bênção, aos filhos e filhas desta terra, onde contribuiu para plantar e fazer germinar muitas sementes”, escreveram Domingos Luiz Costa Curta, Presidente do Instituto de Educação Popular Dom José Gomes e Anelio Antônio Cantoni, Padre e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Chapecó.