quinta-feira, agosto 21, 2025
InícioGERALVídeo: Astrônomo flagra meteoro cruzando o céu catarinense

Vídeo: Astrônomo flagra meteoro cruzando o céu catarinense

O fenômeno durou aproximadamente 10 segundos

Foto: Jocimar Justino/Arquivo pessoal

Para quem é apaixonado pelo espaço e fica deslumbrado com o sistema solar, a composição dos planetas, constelações e a astronomia de modo geral, teve um prato cheio neste final de semana. Na noite de sábado(13), mas precisamente às 19h30m, um asteroide foi visto cortando os céus em Santa Catarina, mas precisamente por sobre o município de Monte Castelo.

O flagrante foi feito por Jucimar Justino, astrônomo amador da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, direto de uma estação no Planalto Norte do estado. Segundo ele, o fenômeno raro pode ser visto em várias regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Embora esse tipo de acontecimento ocorra praticamente todos os dias, o meteoro que passou por Santa Catarina é raro pela longa duração em que foi flagrado iluminando a noite. Por cerca de 10 segundos, um clarão registrou a passagem da bola de fogo.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp