
A data de 24 de outubro marca o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. Estabelecida pelo Rotary Internacional, para comemorar o nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe responsável por desenvolver a vacina contra a paralisia, ao longo dos anos vem sendo usada pela entidade para promover a conscientização e erradicação da doença.
Atualmente, existem apenas dois casos da Pólio registrados no mundo sendo, um no Afeganistão e outro no Paquistão. O índice que por hora é bem menor do que já fora registrado no passado está diretamente ligado ao trabalho social desenvolvido pelo Rotary no mundo todo, conforme explica o Presidente da Comissão de Fundação Rotariana de Chapecó, Darci Campo.
Para realizar o trabalho social voltado a Poliomielite e promover outras campanhas a nível mundial, o Rotary segue algumas diretrizes voltadas ao repasse de recursos ligados à pesquisa e extensão, logística e manutenção de equipes que percorrem os mais diversos cantos do mundo, para levar informação e ajuda humanitária.
E tendo como base o auxílio às comunidades menos favorecidas, sempre que alguma campanha como a da paralisia está em evidência, grupos ligados ao Rotary visitam regiões periféricas para através da orientação, fazer com que a população ajude no trabalho de erradicação da Poliomielite.

