OUÇA AO VIVO

InícioTEMPOATENÇÃO: Epagri/Ciram emite alerta para frio intenso em SC

ATENÇÃO: Epagri/Ciram emite alerta para frio intenso em SC

Fenômenos como neve e a ‘geada negra’ podem ocorrer na região; Onda de frio pode ser mais intenso do que a anterior, no início do mês de julho

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Governo de Santa Catarina

Na manhã deste sábado (17), a Epagri/Ciram divulgou um alerta para frio intenso em Santa Catarina. Segundo o órgão estadual, existe uma pequena chance de chuva congelada ou neve acontecer no Estado. O fenômeno conhecido como ‘geada negra’ também pode ocorrer nas regiões Oeste e Planalto.

Conforme a Epagri/Ciram, a forte onda de frio que atingirá o Estado acontece devido a uma massa de ar polar e o deslocamento de um ciclone extratropical na altura do litoral da Argentina e Uruguai.

Veja o comunicado da Epagri/Ciram:

- Continua após o anúncio -

Frio intenso com temperatura negativa em SC!

Início: 18/07/2021 às 00:00h

Fim: 20/07/2021 às 10:00h

Região: todas as regiões, sobretudo as áreas altas (acima de 700/800m).

Previsão: na madrugada do domingo (18/07) há uma pequena chance de chuva congelada e/ou neve nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul, devido à umidade mais elevada e à temperatura baixa, próxima de 0°C. Nesse dia, o vento moderado a forte com rajadas de 60 a 80km/h aumenta a sensação de frio e a temperatura ocorrerá à noite. Não se descarta a ocorrência de geada negra especialmente nas regiões do Oeste ao Planalto.  As madrugadas e o amanhecer de segunda (19/07) e terça-feira (20/07) serão as mais frios da semana, com temperatura próxima de 0°C e negativa em boa parte do estado, chegando a -7°C na serra, com formação de geada generalizada e ampla do Oeste ao Planalto e isolada no Litoral Sul, Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí devdo à massa de ar polar. Na maioria dos municípios do Litoral a temperatura mínima chegará a 0°C e 6°CA onda de frio pode ser mais intenso do que a anterior, no início do mês de julho.

Sistema: avanço de uma forte massa de ar polar no Brasil e deslocamento de um ciclone extratropical na altura do litoral da Argentina e Uruguai.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se