terça-feira, novembro 11, 2025
InícioPOLÍTICADois ministros anunciam saída do Governo Federal com horas de diferença

Dois ministros anunciam saída do Governo Federal com horas de diferença

Ernesto Araújo pediu demissão do Ministério das Relações Exteriores; Horas depois, Fernando Azevedo e Silva, ministro da Defesa, também anunciou saída do cargo

Foto: Valter Pizzinato/Agência Brasil

Dois ministros anunciaram a saída do Governo Federal nesta segunda-feira (29), com horas de diferença. O primeiro a informar que pediu demissão do cargo foi Ernesto Araújo, então ministro das Relações Internacionais. O anúncio foi feito por volta das 12h. Horas depois, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, também anunciou que deixará o cargo através de nota.

O Governo Federal ainda não anunciou oficialmente a saída dos ministros. Até o momento, também não há informações oficiais sobre sucessores para os cargos.

Entenda a saída dos ministros

- Continua após o anúncio -

A demissão do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, foi informada pela imprensa nacional. Segundo o Portal G1, Ernesto teria avisado da decisão à assessores próximos, e posteriormente, apresentou o pedido ao presidente Jair Bolsonaro. A informação foi confirmada à imprensa por fontes próximas ao ministro.

Segundo informações do Portal G1, o pedido aconteceu depois da pressão de parlamentares, que alegavam que a atuação do ministro – que teria isolado o Brasil no cenário internacional – prejudicou a aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Já a saída do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, foi informada através de nota. O comunicado não informa o motivo da saída do ministro – que estava alinhado com o presidente Jair Bolsonaro desde 2018, na troca de governo.

Na nota, Azevedo e Silva agradece ao Presidente da República e afirmou que sai do cargo com a certeza da missão cumprida.

Confira o comunicado emitido pelo ministro da Defesa na íntegra

Nota Oficial
Agradeço ao Presidente da República, a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos, a oportunidade de ter servido ao País, como Ministro de Estado da Defesa.
Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado.
O meu reconhecimento e gratidão aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e suas respectivas forças, que nunca mediram esforços para atender às necessidades e emergências da população brasileira.
Saio na certeza da missão cumprida.
Fernando Azevedo e Silva

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp