
Moções de apelo pela vacina contra a Covid-19 foram protocoladas pelos vereadores de Chapecó (SC). Os pedidos, protocolados pelas vereadoras Deise Schilke (PT), Marcilei Vignatti (PSB), Sueli Suttili (PSD) e também um requerimento do vereador Ivaldo Pizzinatto (PSL), solicitam às autoridades locais e estaduais adquirirem o mais rápido possível, vacinas de enfrentamento ao Covid-19 em Chapecó (SC). Segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara dos Vereadores, as proposições foram aprovadas por unanimidade durante sessão on-line.
As proposições foram apresentadas depois da autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para que os estados e municípios realizassem a compra e a distribuição de vacinas contra Covid-19, na semana passada. A permissão valerá caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas no documento sejam insuficientes. “Com essa decisão, solicitamos que o Estado e o Município realizem os esforços necessários para compra e vacinação na população chapecoense”, destaca a vereadora Marcilei Vignatti.
Já a vereadora Sueli Suttili, cita o caos e colapso do sistema de saúde em âmbito federal, estadual e principalmente no município de Chapecó. “Vimos solicitar em caráter de urgência a compra, distribuição e aplicação da vacina contra o Covid-19, para a população de Chapecó”, afirmou. A vereadora Deise Schilke também justificou a moção de apelo, quando afirma que, segundo ela, “a perspectiva de vacinação está bastante distante em virtude da lentidão do plano nacional”.
O vereador Ivaldo Pizzinatto (Gringo), teve aprovado requerimento onde questionou o Governo do Estado pelo atraso na vacinação. “Que nos seja informado o motivo da demora da aplicação das vacinas que já estão no estado, e se essa lentidão é um problema estadual, pois as vacinas não estão chegando à população”.
As moções de apelo e o requerimento serão encaminhadas ao prefeito João Rodrigues (PSD), ao governador Carlos Moisés (PSL), ao secretário estadual da Saúde, André Motta Ribeiro e ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Mauro de Nadal (MDB).






