
O silêncio terminou. Após uma semana muito conturbada nos bastidores da Chapecoense, alguém se pronunciou. Neste sábado (27), o treinador Umberto Louzer falou sobre algumas situações que foram comentadas durante os últimos dias. Na quinta-feira (25), o comandante não esteve a beira do gramado para comandar o Verdão do Oeste diante do Concórdia, na estreia do Campeonato Catarinense.
A não presença do treinador gerou questionamentos por parte da torcida por uma possível transferência para outro clube. No último jogo, a equipe da Chapecoense foi treinada por Felipe Mattos, responsável pela equipe sub-20 do Verdão do Oeste.
Por meio de uma rede social, Louzer disse que não tem propostas para sair da Chapecoense e, em nenhum momento, “abandonou o barco”. O treinador diz que o clube não colocou em prática o planejamento feito no final de 2020. Além disso, reclama de promessas realizadas pela diretoria que não entraram em prática.
Desde a última quinta-feira, nenhum diretor, funcionário ou jogador da Chapecoense fala. Mesmo com dúvidas e questionamentos por parte da imprensa e torcida, o clube optou por não comentar a situação.
Confira na integra o esclarecimento de Umberto Louzer

Em respeito à vocês torcedores da Chapecoense, venho esclarecer aquilo que tem sido falado ao meu respeito. Não tenho proposta de nenhum outro clube, em momento algum me neguei a trabalhar, ou “abandonei o barco”. Jamais me coloquei ou me colocarei acima do clube, isso não faz parte da minha índole e meu caráter. Todos os meus posicionamentos são sempre visando o melhor para a Chapecoense.
Durante esse um ano de trabalho à frente da Chapecoense, estabeleci uma relação de muita confiança e transparência com os atletas, e que se mantém. Quero externar minha insatisfação, tristeza e indignação, por informações totalmente distorcidas vazadas por pessoas de dentro do clube, com a tentativa de me colocar contra a instituição e o torcedor.
Vou esclarecer aqui o que está acontecendo: muita coisa me foi prometida, e ainda não está sendo cumprida. Por exemplo, a manutenção da base vencedora de 2020 e novas contratações, visando o fortalecimento da equipe para a temporada de 2021.
Desde o ano passado, foi acordado com a diretoria que os atletas que tiveram uma maior minutagem, e apresentassem um maior desgaste, teriam um tempo maior de preparação. Além de usarmos as rodadas iniciais do Campeonato Catarinense para darmos minutagem aos atletas que vinham atuando menos, e promovermos jovens da base, em um ano atípico, que não tivemos Taça São Paulo, precisamos observar e oportunizar atletas formados no clube.
Logo após a final da Recopa, foi acordado com a diretoria, na segunda-feira, dia 22 de fevereiro, que uma comissão técnica alternativa estaria a frente da equipe nessas rodadas iniciais do Campeonato Catarinense, para que toda atenção pudesse ser dada àqueles atletas citados acima. E claro, eu e minha comissão participaríamos de todos os processos, e eu estarei presente em todos os jogos, como em Concórdia.
A demora no anúncio e execução desse planejamento traçado, se deu pelo fato de que na terça-feira pela manhã, para minha surpresa, a diretoria hesitou em executar o planejamento anteriormente acordado, e assim estendemos nossas discussões até a quarta-feira, véspera da estreia do Campeonato Catarinense, contra o Concórdia.
Gostaria de deixar claro meu respeito, admiração pelos torcedores e instituição. Sempre prezei, por onde passei, por cumprir tudo aquilo que comigo foi acordado e aqui não será diferente. Qualquer dúvida, estou aberto para maiores esclarecimentos. Seguimos juntos!







