
A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, informou na manhã desta segunda-feira (22) o fechamento temporário de duas unidades de saúde – Aparecida e João Winckler. De acordo com o comunicado, o fechamento foi motivado pelo colapso na saúde e a alta procura no Centro de Atendimento ao Coronavírus. Os profissionais que atuam nos espaços foram remanejados para auxiliar nos atendimentos da Covid-19.
A Prefeitura de Xanxerê orientou que os pacientes da Unidade de Saúde Aparecida que necessitarem de atendimento devem se dirigir às unidades do Vista Alegre ou Vila Sésamo. Já os pacientes do João Winckler devem se dirigir às unidades do Castelo Branco ou Esportes.
“Reforçamos que só procurem as unidades em caso de extrema urgência! Estamos vivendo um momento delicado e precisamos da sua colaboração!”, informa o comunicado.

Trabalho intenso dos profissionais de saúde
No domingo (21), a Secretaria de Saúde de Xanxerê mencionou o trabalho dos profissionais de saúde diante da situação, que é crítica no município. Segundo o comunicado, os médicos do município têm doado o tempo em prol da comunidade.
A Secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro destaca que além dos voluntários, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, técnicos de saúde bucal, agentes de endemia, agentes comunitários de saúde, serviços gerais, motoristas e setor administrativo estão trabalhando exaustivamente para poder prestar o atendimento necessário aos pacientes com Covid-19.







